Federer elogia João Fonseca: 'O céu é o limite para ele'
Suíço, ex-número um do planeta, destacou as principais qualidades da promessa do tênis brasileiro
Roger Federer elogiou as qualidades do brasileiro João Fonseca, destacando seu potencial no tênis mundial e afirmando que "o céu é o limite" para o jovem talento.
Lenda da história do tênis, o suíço Roger Federer fez elogios ao brasileiro João Fonseca. Para o ex-número 1 do mundo, a promessa do tênis nacional tem um futuro brilhante pela frente.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Federer está em Melbourne para promover o Australian Open, o primeiro Grand Slam da temporada. O suíço foi questionado se João Fonseca pode representar uma ameaça para Carlos Alcaraz e Jannik Sinner no futuro da modalidade. O espanhol e o italiano têm dominado o tênis mundial.
"Você não quer ser o terceiro cara, você quer ser 'o cara'. Eu acho que é isso que ele está pensando (...) Espero que ele tenha a mentalidade (de ganhar o Australian Open)", iniciou Roger Federer, destacando as qualidades de João Fonseca.
"Acho que o que o separa de muitos outros tenistas na chave é a potência dele. Forehand, backhand, saque... e apenas o que ele é capaz de trazer no ponto a ponto. Ele é empolgante, ele tem uma boa aura. Eu sinto que tem uma personalidade muito fácil de gostar também. Eu gosto de vê-lo jogar", complementou.
? Nada menos que Roger Federer sobre João Fonseca:
"O que o diferencia dos outros caras é a potência dele.
Ele é empolgante, tem uma boa aura, uma personalidade muito fácil de gostar e eu gosto de vê-lo jogar.
Eu o assisti na Laver Cup e foi impressionante.
O céu é o limite." pic.twitter.com/TNbvgJA2M5
— João Fonseca Updates (@fonsecaupdates) January 15, 2026
Roger Federer esteve perto de João Fonseca durante a última edição da Laver Cup. O brasileiro integrou a equipe que foi campeã do torneio, comandada por André Agassi.
"Eu o conheci brevemente na Laver Cup. Eu o assisti pela lateral da quadra e também pelo fundo. Foi impressionante de ver. Ele apenas precisa de um pouco mais de tempo para trabalhar seu jogo (...), para saber quando segurar e quando descarregar os golpes. Uma vez que ele descubra, e vai descobrir, obviamente, o céu é o limite", previu.
"Mas realmente acho que ele é um dos caras que pode competir pelas maiores vitórias", arrematou Roger Federer.
Número 1 do Brasil e 30º do ranking da ATP, João Fonseca entra no Australian Open como o 28º cabeça de chave do torneio. Na estreia em Melbourne, o brasileiro encara o norte-americano Eliot Spizzirri, atual 89º do ranking.
Fonseca fará a primeira partida no ano depois de desistir dos ATPs 250 de Brisbane e Adelaide, por causa de dores na lombar. O duelo contra Spizzirri ainda não tem data e horário definidos pela organização do Grand Slam.