PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Tênis

Conheça Miguel Peres, brasileiro prodígio do Beach Tennis, e número 51 do ranking mundial

Jovem de 20 anos é um dos principais nomes brasileiros na modalidade; em entrevista ao LANCE!, Miguel afirma que a meta é terminar 2022 entre os 30 primeiros do mundo

4 abr 2022 - 07h44
(atualizado às 08h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Miguel Peres é o número 51 no ranking mundial de Beach Tennis (Foto: Reprodução/Instagram/@miguelperesbt)
Miguel Peres é o número 51 no ranking mundial de Beach Tennis (Foto: Reprodução/Instagram/@miguelperesbt)
Foto: Lance!

O Beach Tennis é um esporte que vem ganhando cada vez mais público no Brasil, e Miguel Peres é um dos representantes prodígios do país. Com apenas 20 anos, o jovem paranaense é um dos principais nomes brasileiros no tênis jogado na areia. Atualmente, é o 13º do país e número 51 no ranking mundial do esporte.

Apesar da pouca idade, Miguel Peres treina por cerca de quatro horas diariamente e joga em alto rendimento desde 2018. Ele já participou de treinamentos com a Seleção Brasileira de Beach Tennis e, nos últimos anos, vem disputando torneios nacionais e mundiais, em países como Itália, Espanha, Alemanha, Aruba, Argentina, Equador, Estados Unidos - onde foi campeão - e Dubai, onde está atualmente em competição.

Apesar de a modalidade permitir jogos individuais, Miguel prefere focar sempre na disputa em dupla. Ele está em Dubai com seu parceiro, o russo Maxim Ionin, com quem disputa o torneio mundial.

- Tentamos sempre manter a mesma dupla, mas é bem complicado, já que depende muito da questão do parceiro poder ir para o campeonato, ou se a gente não for bem, trocamos para ter outras experiências. A maioria dos jogadores troca direto de dupla - disse Miguel, em entrevista ao LANCE!.

- O ITF BT200 vale 200 pontos no ranking para o campeão. Perdemos as quartas de finais do primeiro torneio, mas vai começar outro. Estou bem motivado, senti que fizemos um primeiro bom campeonato, mas acabamos perdendo para Nicolas Gianotti (FRA) e Mattia Spoto (ITA) (que mais tarde foram campeões) - falou Miguel ao LANCE!, após a disputa de sábado (2).

Miguel Peres tem uma história de amor com o mundo do esporte de longa data, e já passou por diversas modalidades antes de escolher seguir no beach tennis, no final de 2013. E sua primeira parada foi no futsal, mas não deu sequência no esporte.

- Comecei no futsal, mas também joguei basquete, tênis, tênis de mesa, vôlei... Tive chance de fazer teste no time de campo do Santos quando eu tinha 10 anos, mas tinha medo de sofrer lesões graves no futebol e acabei desistindo. Meu pai deu aula de tênis por 11 anos, então, a base dele é do tênis, minha família toda é esportiva. A gente se uniu muito no beach tennis assim que eu comecei, e desde então não parei mais - disse o atleta.

O atleta disputa de 25 a 30 torneios por ano, e já conquistou títulos importantes como campeonato ITF, em Manhattan Beach-CA, seu principal título; campeonato Consolation ITF, em Balneário Piçarras-SC; campeonato FPT, em Maringá-PR; campeonato FPT, em Araraquara-SP; campeonato FPT, em Londrina-PR, além de possuir títulos desde que disputava a modalidade pelo Sub-13.

Como atleta de alto rendimento, o Miguel é acompanhado de perto por profissionais da área de nutrição e fisioterapia, além de coach e personal capacitados para auxiliar na performance de seu desenvolvimento dentro do esporte. A meta de Miguel Peres é terminar 2022 abaixo dos 30 primeiros do mundo.

O Beach Tennis

A modalidade, disputada na areia, tem regras semelhantes às da modalidade tradicional: competições individuais ou entre duplas, com o objetivo de fazer a bolinha cair na areia dentro da quadra adversária. A quadra, no entanto, é parecida com a do vôlei de praia, com raquete e bolinhas próprias para o esporte.

Normalmente, as partidas são disputadas no estilo 'melhor de 3' e ganha quem vencer dois dos três sets. Mas isso pode variar de acordo com a competição.

(Foto: Reprodução/Instagram/@miguelperesbt)
(Foto: Reprodução/Instagram/@miguelperesbt)
Foto: Lance!
Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade