John John Florence compete em etapa da WSL em Pipeline após pausa na carreira
Tricampeão mundial da WSL entra em cena nesta quarta-feira (10).
O tricampeão mundial e arquirrival de Gabriel Medina, John John Florence está de volta a WSL. O surfista havaiano vai disputar uma etapa em casa a partir desta quarta-feira (10), em Pipeline. O evento, inclusive, leva o nome de "Florence Pipe Pro" e faz parte da agenda do Qualifying Series, que dá vaga ao Challenger Series de 2026.
John Florence retorna ao cenário competitivo após abrir mão de disputar o Championship Tour de 2025, quando optou por explorar o mundo em uma viagem de barco com a família e outras atividades pessoais. O atleta vai participar da etapa junto de seus irmãos, Nathan e Ivan, assim como muitos outros nomes de destaque no Havaí, Taiti e regiões próximas. Kauli Vaast, atual campeão olímpico, está confirmado na etapa. Surfistas da elite da WSL como Barron Mamiya (HAV) e Jake Marshall (EUA) entram em cena na etapa que tem janela aberta até o dia 20 de dezembro.
A categoria feminina está cheia de competidoras do mais alto nível de surfe. Carissa Moore, cinco vezes campeã mundial, assim como a braso-havaiana Luana Silva, Bettylou Sakura Johnson, Erin Brooks, Gabriela Bryan e Vahine Fierro estão confirmadas na etapa da WSL.
John John Florence começa a recuperar o ritmo de olho no início da temporada 2026. O CT do ano que vem começa apenas em abril, mas o surfista já vai participar de eventos competitivos com nível de exigência mais elevada para chegar forte na nova campanha. Medina por exemplo, vem disputando recentemente algumas pequenas competições regionais em Maresias, sem o selo da WSL, com o intuito de recuperar a confiança após a grave lesão no peitoral sofrida em janeiro de 2025.
A etapa do QS em Pipeline mantém o mesmo período do calendário em que o evento do Championship Tour era realizado no local. A partir de 2026, a categoria principal da WSL voltará a disputar uma etapa nos tubos havaianos entre os dias 8 e 20 de dezembro. John John Florence tem quatro títulos na disputa do QS no Havaí, incluindo um tricampeonato consecutivo entre 2011 e 2013. Na última edição do evento, em 2020, o brasileiro Wigolly Dantas foi o campeão.