Veja curiosidades que envolvem Juventude e São Paulo, nesta 5ª feira
Juventude e São Paulo jogam nesta quinta-feira
Juventude e São Paulo se enfrentam nesta quinta-feira, 24/7, às 21h30 (de Brasília), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, casa do Ju. O duelo é pela 15ª rodada do Brasileirão e coloca frente a frente dois times que não andam bem na competição. O gigante São Paulo tem 16 pontos e, se perder, vai se aproximar de vez da zona de rebaixamento. Já o Juventude está ainda pior. Com 11 pontos, é o penúltimo colocado e precisa vencer para, talvez, finalmente sair da zona de rebaixamento.
Veja algumas curiosidades deste confronto, que já ocorreu 28 vezes na história. Foram dez empates. E o São Paulo tem 11 vitórias, contra 7 triunfos do time gaúcho. Mas no Alfredo Jaconi, a vantagem é do Juventude: 4 vitórias do Juventude, 7 empates e 3 vitórias do São Paulo.
Juventude em foco
- Após começar mal, o Juventude fez uma série de dispensas e contratações, algumas das principais:
O lateral-esquerdo Hermes e o apoiador Hudson (ambos ex-Criciúma), os atacantes Gabriel Veron (emprestado pelo Porto-POR, que o reempresta sistematicamente), Rafael Bilu (ex-Guarani) e Matheus Babi (ex-Athletico).
- Outra contratação foi de um ex-São Paulo: Lucas Fernandes, ex-Botafogo. O meio-campista assinou em definitivo com o clube gaúcho até o fim do Brasileirão de 2025.
- O técnico também chegou há pouco tempo. Cláudio Tencatti, que acertou após a demissão de xxxx. Tencatti é famoso por ser um técnico que durou muito tempo em dois clubes. No Londrina, foi o comandante de 2011 a 2017 — um assombro em termos de futebol brasileiro. No Criciúma, ficou de 2021 a 2024, levando o time do limbo (terceirona brasileira e segunda catarinense) a título estadual e volta à elite na Série A. Deixou o clube em 2024, em março de 2025, e foi para o Atlético-GO. Mas saiu dois meses depois ao receber a proposta do Juventude.
- O time gaúcho vem com uma campanha decepcionante, principalmente quando atua fora de casa. Até o momento, perdeu todos os jogos que fez como visitante. No último, levou uma surra de 4 a 0 do Cruzeiro.
- No time atua o segundo jogador mais velho deste Brasileirão: o meia/atacante Nenê. Com 44 anos, ele começa como reserva e entra durante as partidas sistematicamente. Nenê tem carreira de sucesso em grandes equipes como São Paulo, Vasco, Palmeiras e os franceses Monaco e PSG — neste último, foi um dos destaques do time entre 2010 e 2013. Faz parte da lista dos grandes jogadores que jamais defenderam a seleção brasileira principal, embora tenha convocações na base.
São Paulo em foco
- São Paulo trouxe nos últimos dias os atacantes Dinenno (ex-Cruzeiro) e principalmente Gonçalo Tapia. O atacante chileno, de 23 anos, era o ídolo maior da Universidad Católica quando trocou o time pelo River Plate neste ano. Mas, como estava pouco aproveitado, o São Paulo encontrou uma brecha e o trouxe para reforçar um ataque que não conta mais neste ano nem com o astro Calleri nem com a revelação Ryan Francisco, ambos lesionados.
- O técnico também chegou há pouco. Mas é figurinha conhecida: Hernán Crespo. Um dos grandes atacantes da Argentina no passado, com extremo sucesso absoluto. Na seleção argentina, com 65 jogos e 35 gols, é um dos tops entre os artilheiros. Só jogou em timões: River Plate, Inter de Milão, Parma (quando era um grande), Chelsea, Lazio e Milan. Virou treinador de sucesso, inclusive treinando o São Paulo entre 2021. Deixou o time paulista no fim daquele ano com um título paulista. E passou por um período de 4 anos no futebol árabe e está de volta.
- O São Paulo não faz um bom Brasileirão. São apenas 3 vitórias, contra 7 empates e cinco derrotas, 14 gols (um dos piores ataques) e 18 gols sofridos (entre os que mais sofreram gols). Mas o alento é que, desde a chegada de Crespo na parada do Mundial, foram dois jogos: um empate fora de casa com o Bragantino e um triunfo por 2 a 0 contra o Corinthians na rodada passada. Vencer o Juventude ratificará uma mudança de postura.
Neste Dia dos Pais, presenteie com o novo Natura Homem Evolut.io, a fragrância do homem que nunca para de evoluir. Natura. Bem estar bem.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.