2 eventos ao vivo

Jesualdo Ferreira registrou aproveitamento baixo em clássicos no futebol português

28 fev 2020
21h07
atualizado às 21h07
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Pressionado por melhores resultados no Santos, Jesualdo Ferreira vai em busca da primeira vitória em clássicos desde que chegou ao clube da Vila Belmiro. Depois de perder para o Corinthians por 2 a 0, o Peixe terá pela frente o Palmeiras, neste sábado, às 16h, no Pacaembu.

Pelo menos quando analisados os períodos nos quais esteve à frente dos grandes clubes do futebol português, Jesualdo Ferreira não apresenta um bom aproveitamento em clássicos. O treinador comandou Benfica, Porto e Sporting e conquistou apenas 38% dos pontos disputados em partidas contra os grandes rivais.

Jesualdo Ferreira comandou o Porto entre os anos de 2006 e 2010

Jesualdo comandou o Benfica por apenas 11 meses. O treinador esteve à frente dos Encarnados entre dezembro de 2001 e novembro de 2002. Nesse período, o técnico esteve à beira do campo em duas derrotas para o Porto e em um empate com o Sporting. Dessa forma, finalizou sua passagem pelo clube com 11% de aproveitamento em clássicos.

No Porto, Jesualdo teve a oportunidade de desenvolver um trabalho mais longo, permanecendo à frente da equipe entre 2006 e 2010. Nesses cinco anos, os Dragões venceram quatro vezes o Benfica, empataram três partidas com o rival e foram derrotados em duas ocasiões. Além disso, o Porto derrotou o Sporting em quatro oportunidades, empatou três vezes com o adversário e somou sete derrotas. Ao todo, o treinador obteve um aproveitamento de 43% em clássicos pela equipe.

A passagem pelo Sporting durou apenas cinco meses, entre janeiro e maio de 2013. Dentre as 18 partidas nas quais esteve à frente do clube, Jesualdo comandou o time em um empate com o Porto e uma derrota para o Benfica. Portanto, o treinador registrou apenas 16% de aproveitamento nos clássicos disputados nesse período.

Apesar do retrospecto sem brilho nos jogos contra rivais portugueses, Jesualdo Ferreira deixou seu nome marcado na história recente do futebol do país, principalmente à frente do Porto. Pelos Dragões, o treinador conquistou três vezes o Campeonato Português, além de ter faturado duas Taças de Portugal.

Até o momento, Jesualdo comandou o Santos apenas em partidas válidas pelo Campeonato Paulista. Em sete jogos, o time registra três vitórias, dois empates e duas derrotas, tendo um aproveitamento equivalente a 52,3% dos pontos disputados.

Especial para a Gazeta Esportiva*

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade