Primeiro paraquedista a saltar do 'espaço' morre em acidente com paramotor na Itália
Felix Baumgartner ascendeu à fama em 2012, quando quebrou três recordes mundiais ao saltar de uma altura de 35 mil metros
Felix Baumgartner, pioneiro no salto da estratosfera, morreu aos 56 anos em um acidente com paramotor na Itália, após perder o controle do equipamento e sofrer uma parada cardíaca.
O atleta de esportes radicais Felix Baumgartner, de 56 anos, morreu após se envolver em um acidente com um paramotor em Porto Sant'Elpidio, na Itália, nesta quinta-feira, 17, onde estava de férias com a esposa.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a imprensa local, Baumgartner caiu na piscina de uma área de camping durante o voo. Testemunhas relataram que o atleta apresentou mal-estar antes de decolar.
O atleta decolou com o paramotor nos arredores da comuna de Fermo mas, por razões ainda desconhecidas, perdeu o controle do equipamento e acabou inconsciente e teve uma parada cardíaca durante o voo.
Uma mulher que estava no chão também acabou ferida após ser atingida pela queda de Baumgartner. Ela foi levada a um hospital e seu quadro clínico é estável.
Uma equipe médica prestou os primeiros-socorros ao atleta ainda no local da queda e um helicóptero foi acionado para realizar o transporte áereo a um hospital, mas Baumgartner não resistiu e morreu no local.
Pouco antes da morte, ele publicou um vídeo nas redes sociais com a legenda: "Homens ao trabalho". Nas imagens, mostra um passeio de paraglider sobre uma área de campo (veja acima). Nos comentários da publicação, fãs e seguidores prestaram homenagens a Baumgartner.
Salto do 'espaço' e quebra de recordes mundiais
Com uma extensa carreira como paraquedista profissional e piloto de helicóptero, Felix Baumgartner passou dois anos preparando um salto livre inédito: com um traje de astronauta, foi o primeiro ser humano a saltar da estratosfera, camada da atmosfera terrestre situada a mais de 35 mil metros de altitude.
O salto chegou a ser adiado por condições climáticas adversas e, após testes, foi realizado em definitivo em 14 de outubro de 2012.
Com o feito, Baumgarnter quebrou três recordes mundiais: ele saltou sem paraquedas por 36.402,6 metros de altitude, utilizando o equipamento nos últimos 2.566,7 metros. Ao todo, o salto totalizou 38.969,3 metros.
Durante a queda, Baumgartner também quebrou o recorde de maior velocidade durante uma queda livre já registrada ao atingir mais de 1.357 km/h. Ele se tornou, também, o primeiro ser humano a quebrar a barreira do som fora de um veículo.
