PUBLICIDADE

Brasil pode superar marca de 40 anos nas eliminatórias

Caso vença o Equador nesta sexta, obteria a quinta vitória consecutiva no torneio

4 jun 2021 08h33
ver comentários
Publicidade

Se a Seleção brasileira derrotar o Equador na noite desta sexta, em Porto Alegre, pelas eliminatórias do Mundial do Catar, estará superando um feito alcançado há 40 anos, quando obteve quatro vitórias consecutivas (em 1981) no torneio classificatório para o Mundial de 1982, incluindo-se a da primeira rodada. Naquela oportunidade, venceu Venezuela e Bolívia, ambas duas vezes, e garantiu assim presença na Copa da Espanha.

Hoje, a Seleção dirigida por Tite já atuou quatro vezes na atual edição das eliminatórias e passou por todos os adversários: 5 a 0 na Bolívia, 4 a 2 no Peru, 1 a 0 na Venezuela e 2 a 0 em cima do Uruguai.

Tite pode conseguir com a Seleção brasileira superar marca de 40 anos nas eliminatórias
Tite pode conseguir com a Seleção brasileira superar marca de 40 anos nas eliminatórias
Foto: Divulgação

Uma volta mais acentuada ainda no histórico da Seleção mostra que o “timaço” de 1970 conseguiu façanha superior. Apenas durante o mês de agosto de 1969, o Brasil enfrentou Paraguai, Colômbia e Venezuela, duas vezes cada, e ganhou todos os seis jogos pelas eliminatórias do Mundial do México, aquele que consagraria o futebol-arte apresentado por Pelé, Tostão, Rivelino e Jairzinho, entre outros.

Desde então, jamais a Seleção chegou a cinco vitórias seguidas nas eliminatórias, considerando-se sempre o resultado da estreia. Por ter sido campeão em 1970 e em 1994, o Brasil não disputou as eliminatórias das Copas de 1974 e 1998. A Fifa, no entanto, mudou as regras quanto à classificação para os mundiais, o que obrigou a Seleção a jogar as eliminatórias de 2006 mesmo depois de ter vencido a Copa de 2002.

Papo de Arena Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. 
Publicidade
Publicidade