PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Virtual campeão: Veja como o Palmeiras ainda pode perder o título do Brasileirão na última rodada

Virtualmente, o Palmeiras já pode dizer que é o mais novo campeão do Campeonato Brasileiro da temporada 2023. Isso por conta dos critérios de desempate.

4 dez 2023 - 08h05
(atualizado às 08h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Virtual campeão: Veja como o Palmeiras ainda pode perder o título do Brasileirão na última rodada.
Virtual campeão: Veja como o Palmeiras ainda pode perder o título do Brasileirão na última rodada.
Foto: Ricardo Moreira/Getty Images / Esporte News Mundo

Virtualmente, o Palmeiras já pode dizer que é o mais novo campeão do Campeonato Brasileiro da temporada 2023. Isso por conta dos critérios de desempate do torneio.

Após a 37ª rodada, o Verdão é o líder do campeonato com 69 pontos, podendo chegar aos 72. Atlético-MG e Flamengo, respectivamente segundo e terceiro colocados, podem chegar somente aos 69 e igualar a pontuação alviverde, o que mantém a esperança de título nas duas equipes.

A grande questão dessa diferença são os critérios de desempate para definir quem fica à frente na tabela, em caso de igualdade de pontos. Em ordem, os critérios são: mais vitórias, melhor saldo de gols, mais gols feitos, confronto direto, menos cartões vermelhos, menos cartões amarelos e, por fim, sorteio.

Com as definções para a última rodada, o desempate entraria em cena caso o Palmeiras perca seu jogo e Atlético ou Flamengo vençam suas partidas. Nesse cenário, os times se igualariam em pontos e também no número de vitórias, jogando o desempate para a diferença de saldo de gols.

Supondo que o Palmeiras saia derrotado por 1 a 0, o Verdão ficaria com 30 gols de saldo, e, para ser ultrapassado pelo Galo, seria necessário que o Atlético vencesse seu jogo por oito ou mais gols de diferença.

Já em relação ao Flamengo, a diferença seria ainda maior: Com o Palmeiras derrotado por 1 a 0, o Flamengo precisaria vencer, por pelo menos 16 gols de diferença para ficar com o título, desde que o Atlético também não conquistasse a vantagem em relação ao Palmeiras.

Para saber tudo sobre o Brasileirão, acompanhe o Esporte News Mundo no Twitter,FacebookeInstagram

O Palmeiras pode se definir com virtual campeão, pois, na era dos pontos corridos, desde 2003, a maior vitória ocorrida foi pelo placar de 7 a 0, em três oportunidades: Quando o São Paulo derrotou o Paysandu, em 2004, quando o Goiás superou o Juventude, em 2003, e quando o Cruzeiro venceu o Bahia pelo mesmo placar, também em 2003.

Levando em consideração todas as edições do Campeonato Brasileiro, a maior goleada aconteceu em 1983, quando o Corinthians venceu o Tiradentes-PI por 10 a 1, e a segunda foi em 1984, quando o Vasco venceu a Tuna Luso por 9 a 0.

Com isso, Atlético-MG e Flamengo possuem missões praticamente impossíveis para garantir o título. A diferença de saldo também pode ser diminuída em caso de goleada do Cruzeiro, que escapou do rebaixamento na rodada 37ª e apenas cumprirá tabela na rodada final.

Cruzeiro e Palmeiras, assim como todo o restante da rodada, tradicionalmente, jogam no mesmo horário e no mesmo dia, às 21h30 (de Brasília), de quarta-feira (6), quando se encerra o Brasileirão 2023 e enfim será definido o grande campeão do torneio.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade