PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Palmeiras desconhece sumiço de bandeira do Palestra Itália

28 ago 2015 - 10h11
(atualizado às 11h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O Palmeiras, classificado às quartas de final da Copa do Brasil, ainda comemora os 101 anos de vida, completados no último dia 26 de agosto. Fundado em 1914, o clube atualmente desconhece o paradeiro de uma histórica bandeira do antigo Palestra Itália, uma das primeiras da agremiação.

O objeto, devidamente enquadrado, era mantido como relíquia na antiga sala de troféus, espaço destruído durante o longo processo de reforma do clube, conduzido pela WTorre. Com destino desconhecido pelo Palmeiras, a histórica bandeira pode ter sido furtada.

Heitor (e) e Romeu Pellicciari foram ídolos do Palestra Itália
Heitor (e) e Romeu Pellicciari foram ídolos do Palestra Itália
Foto: Reprodução

Em agosto de 2010, durante a gestão de Luiz Gonzaga Belluzzo como presidente, a maioria dos itens guardados na sala de troféus foi removida para um depósito no bairro de Pinheiros. Atualmente, as peças estão em outro local, na zona norte de São Paulo, mantido em sigilo pelo clube.

Segundo fontes ouvidas pela Gazeta Esportiva , a antiga bandeira do Palestra Itália, hoje em local incerto, estava na Academia de Futebol. Em contato com a reportagem, a assessoria de imprensa do Palmeiras enviou declaração de Paulo Nobre, presidente da agremiação.

“Desde que assumimos o Palmeiras em janeiro de 2013, não tivemos a menor condição de reinstalar a sala de troféus, visto que o clube era, quase em sua totalidade, um canteiro de obras, sem nem local definido para tal. A única medida que tomamos foi tirar todo o acervo que estava guardado em uma casa alugada por um preço absurdo e transferi-lo para um local adequado por 16% do preço. 100% do que estava na casa hoje se encontra nesse depósito”, garantiu Nobre.

Um novo memorial para abrigar os troféus e demais itens históricos deve ser construído nas dependências do clube, mas ainda não há data estimada para conclusão. Com o material longe do Palmeiras desde 2010, há receio de que outras peças tenham sido perdidas.

Na festa oficial pelo 101º aniversário, realizada na noite de segunda-feira, o Palmeiras exibiu alguns de seus troféus. A Taça Savóia, a primeira da história do clube, conquistada pelo Palestra Itália em 1915, está devidamente preservada e inclusive estampa o terceiro uniforme, lançado na ocasião.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade