Árbitro de Palmeiras x LDU preocupa equatorianos por derrotas, amarelos e expulsões na Libertadores
Wilmar Roldán, colombiano, apitou quatro decisões da competição continental e também traz más lembranças aos palmeirenses
A LDU de Quito enfrenta o Palmeiras nesta quinta-feira, 30, no Allianz Parque, em busca de uma vaga à decisão da Libertadores. Depois de vencer por 3 a 0 em casa, a equipe de Tiago Nunes chega à capital paulista com vantagem no placar agregado. Entretanto, a direção do clube está preocupada com o árbitro da partida, escolhido pela Conmebol.
Wilmar Roldán, experiente árbitro colombiano, foi designado pela entidade para o duelo desta quinta-feira. Em seu currículo estão múltiplas semifinais de Libertadores, Copas do Mundo de 2014 e 2018, e finais de 2012, 2013, 2014 e 2023 da competição continental que, em todos estes anos, teve um campeão inédito. O histórico, no entanto, não agrada a LDU de Quito.
A média citada por Álvarez é outro fator que incomoda ambas as equipes na semifinal. Neste ano, Wilmar apitou sete jogos da Libertadores, com 44 cartões distribuídos, entre amarelos e vermelhos (média superior a seis por partida).
Para o Palmeiras, a figura do colombiano traz lembranças positivas, como as classificações sobre São Paulo e Atlético-MG, nas quartas de final da Libertadores de 2021, mas levanta outros traumas: eliminações diante do Boca Juniors em semifinais da competição. Em 2018 e 2023, a equipe alviverde sucumbiu diante dos argentinos. Nas duas partidas, Wilmar esteve no comando do apito, na volta e na ida, respectivamente. O duelo que incomodou Abel Ferreira se deu no segundo encontro, em La Bombonera.
"Independentemente do resultado final, só espero que não aconteça o que aconteceu aqui com o Boca Juniors, que o árbitro apitava até pensamento, o goleiro ficava no chão. Aconteça o que acontecer no final. Eu sempre disso isso", afirmou Abel Ferreira, projetando o duelo com a LDU.
A partida desta quinta-feira também marca um reencontro para Wilmar. Foi em um duelo entre as duas equipes que o colombiano fez sua estreia na Libertadores, em 2009. Vitória da LDU, por 3 a 2, em Quito, pela fase de grupos daquele ano. Se o resultado se repetir, os equatorianos irão encarar o Flamengo em Lima, no Peru, na decisão da competição.
Duelos da LDU na Libertadores com arbitragem de Wilmar Roldán
- Botafogo 1 x 0 LDU - oitavas - 2025 (3 amarelos)
- LDU 4 x 2 São Paulo - fase de grupos - 2020 (2 amarelos)
- LDU 0 x 3 Boca Juniors - quartas - 2019 (3 amarelos, 2 vermelhos)
- LDU 1 x 0 Grêmio - fase preliminar - 2013 (2 amarelos)
- LDU 0 x 2 Vélez - oitavas - 2011 (1 amarelo, 1 vermelho)
- LDU 5 x 0 Peñarol - fase de grupos - 2011 (1 amarelo, 1 vermelho)
- LDU 3 x 2 Palmeiras - fase de grupos - 2009 (2 amarelos)