PUBLICIDADE

No Dia do Orgulho LGBTQIAP+, clubes se manifestam contra a homofobia no futebol

Com ativações em campo e mensagens marcantes nas redes sociais, agremiações se posicionam

28 jun 2022 - 16h47
(atualizado às 17h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta terça-feira (28) é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. Durante o dia, diversos clubes e entidades se manifestaram com mensagens e ações nas redes sociais chamando a atenção para o problema no futebol, esporte que historicamente sofre com a homofobia.

(Foto: Daniel Ramalho/CRVG)
(Foto: Daniel Ramalho/CRVG)
Foto: Lance!

Um dos pioneiros nas lutas sociais, o Vasco se destacou com uma série de ações inéditas que marcaram a celebração. Na última sexta-feira, durante partida do cruz-maltino contra o Operário, a equipe carioca realizou diversas ativações em prol da causa. Nas arquibancadas, uma faixa com "Respeito, Igualdade e Diversidade" foi colocada em São Januário enquanto, na entrada em campo, além do show pirotécnico com as cores do arco-íris, bandeiras do movimento estavam presentes no gramado.

- A missão do Vasco é liderar toda campanha que batalhe por uma sociedade melhor, é um conceito que o clube carrega desde a sua fundação. Na temporada passada, fomos o primeiro clube a atuar em uma partida oficial com um uniforme personalizado. Em 2022, decidimos ir além, contando com o apoio das torcidas organizadas, outro feito histórico, fizemos uma linda festa em nosso estádio. Mas vale ressaltar que não iremos parar por aí, é um projeto com ações e conceitos duradouros - afirma Vitor Roma, Vice-Presidente de Marketing e Novos Negócios do Vasco.

Além disso, o uniforme contou com um detalhe especial. Em parceria com a Kappa, o Vasco atuou com uma logomarca diferente. Os tradicionais símbolos da fornecedora, na lateral do uniforme, foram modificados, ficando com dois homens ou duas mulheres lado a lado. No segundo tempo, a camisa do meia Nenê, um dos principais jogadores da equipe, também trouxe o símbolo da empresa com as cores que representam a causa. Batizada de #LovelsLove, o uniforme está disponível nas lojas oficiais.

Ainda no âmbito dos uniformes, o Grêmio atuará com um patch especial na partida contra o Londrina, que será realizada na Arena, às 19h (de Brasília). Em ação especial, o clube gaúcho irá estampar a frase "Clube de Todos". O selo também estará disponível para a comercialização do público geral.

No clássico contra o Botafogo, no último domingo (26), o Fluminense realizou uma iniciativa similar.

Dentre as manifestações sobre o tema, a entrevista de Richarlyson, jogador com carreira consolidada no futebol brasileiro, também chamou atenção. Durante a conversa para o Podcast 'Nos Armários dos Vestiários', programa que se aprofundará em histórias mudadas pelo preconceito no futebol, o profissional falou pela primeira vez sobre a bissexualidade e enfatizou que a sociedade não está pronta para tratar o assunto com naturalidade.

= Dar visibilidade para o tema é ajudar a acabar com a intolerância e com o preconceito. O futebol tem um papel social fundamental, muito além das quatro linhas. A entrevista do Richarlyson foi extremamente importante para encorajar mais pessoas a falarem sobre o assunto - enfatiza Bruno Maia, CEO da Feel The Match, organização responsável pela produção do material.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade