Sem ritmo de corrida, Yamaha preocupa Quartararo e Viñales na briga pelo título
Yamaha voa na classificação, mas sofre nas corridas. Ritmo ruim prejudica campanha de Fabio Quartararo e Maverick Viñales, candidatos ao título
O Paddock GP #219 abordou o GP de Aragão da MotoGP. Pedro Henrique Marum apontou para a falta de ritmo de Yamaha nas últimas corridas, o que prejudica a jornada de Fabio Quartararo e Maverick Viñales pelo título. A Suzuki, com Álex Rins e Joan Mir, desponta como melhor moto.
Assista ao trecho completo abaixo:
Os maiores pilotos da Fórmula 1 por aproveitamento
Lewis Hamilton é o maior piloto da história da Fórmula 1? Ou é Michael Schumacher? Ah, já sei, é o Ayrton Senna? Ok, nessas horas sempre vem aquele que diz que "vocês dizem isso porque nunca viram Juan Manuel Fangio ou Jim Clark correrem". A verdade é que tudo isso é relativo. Por isso, que tal olhar para os números da F1 de uma forma diferente, pelo aproveitamento?
Claro que nem assim os números, sempre frios, entregam toda a verdade. Há a percepção humana, o envolvimento do público, o que cada um fez além das pistas e, obviamente, as diferenças entre carros e campeonatos das mais diversas épocas. Olhar porcentagens em vez de números absolutos pode, claro, atenuar distorções causadas por épocas em que se corrida muito menos que hoje - mas eleva, também, pilotos que por algum motivo correram muito pouco, entre outas questões.
Michael Schumacher é um exemplo clássico: o alemão, após se aposentar, retornou para a F1 e fez mais três temporadas pela Mercedes. Sem vitórias e com um único pódio, tal período fez com que o aproveitamento do heptacampeão caísse, ainda que sem afetar seus números absolutos.
Além disso, campões que morreram jovens podem ter sido privados de conquistar mais vitórias e títulos, mas também não passaram pelo mesmo período de fim de carreira de campeões como Schumacher, Kimi Räikkönen e Fernando Alonso, apenas para citar três recentes.