Gleison Tibau completa 20 lutas no UFC com vitória sobre americano
Brasileiro que mais vezes lutou pelo Ultimate Fighting Championship (UFC), Gleison Tibau completou neste sábado seu 20º combate pela organização e fez a festa: venceu o americano Jamie Varner em uma luta dura e bastante equilibrada. A decisão veio por decisão dividida dos juízes e deu ao brasileiro sua segunda vitória consecutiva entre os pesos leves.
A luta começou lenta, com os dois atletas se estudando demais. Varner acertou o primeiro soco em cheio, mas em nenhum momento o brasileiro deixou de atacar e aceitar a trocação franca de golpes. Só no segundo assalto Tibau passou a ser superior, principalmente quando derrubou o derrubou o americano, passou a guarda e ficou massacrando por cima.
O terceiro round começou com os lutadores tentando encaixar golpes em pé, mas ninguém acertou socos ou chutes contundentes. Com isso, ambos resolveram buscar a queda e dessa vez Varner derrubou Tibau. Mesmo com pouca contundência, o americano dominou a luta dessa forma até o fim. Mas no final quem fez a festa foi o brasileiro, que tem 30 anos e está cada vez mais perto de se tornar o atleta com mais combates pelo UFC - Tito Ortiz é o recordista com 27.
O UFC 164 teve também a vitória de Anthony Pettis contra Ben Henderson na luta principal, além de mais quatro combates em Milwaukee, Wisconsin.
Veja como foram as outras lutas do card preliminar do UFC 164:
Tim Elliott fica por cima de Louis Gaudinot e vence por pontos
A luta foi bastante parecida em todos rounds: Tim Elliott teve facilidade para derrubar Louis Gaudinot e ficou por cima, massacrando seu adversário o tempo todo. No primeiro round ele inclusive esteve perto de conseguir o nocaute, mas depois apenas aproveitou o fato de Gaudinot estar muito desgastado. Vitória absolutamente unânime de Elliott.
Sul-coreano Hyun Gyu Lim surpreende e nocauteia alemão Pascal Krauss
Ao contrário da maioria dos asiáticos, Lim tem como ponto forte a capacidade de nocautear seus adversários. E apesar de ter sofrido alguns socos duros no começo, ele mostrou sua especialidade rapidamente - com um soco direto de direita, deixou Krauss semi-nocauteado e partiu para cima até o juiz decretar sua vitória, quando faltava um minuto para o fim do round.
Chico Camus sofre, mas vence Kyung Ho Kang por unanimidade
Forte no jiu-jitsu, o sul-coreano derrubou Camus no primeiro round, ficou por cima e dominou a luta. Mas o americano reagiu e, mesmo no chão, esteve perto de conseguir a vitória por finalização. O terceiro round se tornou decisivo e ambos partiram para o ataque sem muita estratégia. Kang sofreu no combate em pé, tentou levar a luta para o chão, mas não conseguiu e quase foi nocauteado nos últimos segundos, por isso a vitória foi para Camus.
Soa Palelei nocauteia Nikita Krylov em um luta de baixo nível
O UFC reuniu um peso pesado australiano contra um ucraniano neste combate, mas ambos tiveram uma atuação lamentável. O primeiro round foi bastante travado e, já no assalto seguinte, voltaram sem fôlego. Krylov até levou a melhor em alguns momentos, mas socou sem técnica nem força. Palelei voltou mais recuperado, acertou dois cruzados que deixaram o ucraniano atordoado e depois emendou mais golpes para assegurar a vitória em sua estreia.
Al Iaquinta faz luta morna e vence Ryan Couture por pontos
Desde o começo, a luta teve muita trocação de socos e chutes, com os dois lutadores acertando bons golpes. Mas Couture foi quem sentiu mais os golpes nos três rounds. Mais técnico, Iaquinta soube pontuar mais vezes, sempre com golpes precisos e por isso conquistou a preferência dos jurados.
Magnus Cedenblad finaliza Jared Hamman em 1min
Hamman foi totalmente controlado desde o começo da luta. Cedenblad já iniciou bem, com chutes e socos precisos. Então seu adversário tentou levar a luta para o chão e se deu mal: o sueco o agarrou pelo pescoço, fez um giro e conseguiu encaixar a guilhotina.