PUBLICIDADE

LANCE!

Vera Cruz Campinas anuncia Êga, de 41 anos, para nova temporada da LBF

Veterana, que estava no Sampaio, é a única contratação do atual campeão até o momento. Equipe fará estreia no torneio nesta sexta-feira, contra o SESI Araraquara, na casa do rival

6 mar 2019 - 16h01
Compartilhar
Exibir comentários

O Vera Cruz Campinas anunciou a contratação da pivô Êga, tricampeã da LBF, que atuou no último ano pelo Sampaio Basquete. Aos 41 anos, ela vai vestir a camisa número 12 na equipe, que estreia na nova temporada nesta sexta-feira, contra o SESI Araraquara, no ginásio Gigantão, em Araraquara (SP).

A atleta, que se chama Soeli Garvão Zakrzeski, tem 1,90m e participou de todas as edições da LBF. Foi campeã logo na temporada de abertura, com o Santo André/Semasa de Lais Elena. Depois, tuou por três anos no ABC paulista, onde registrou seus melhores números, até se transferir para o ADCF/Unimed Americana, pelo qual levantou seu segundo título em 2013/14.

Ela ainda passou duas temporadas no Maranhão Basquete até retornar ao Americana em 2017, onde sagrou-se campeã novamente. Em 2018, integrou o elenco boliviano que fez cinco jogos nas finais contra seu novo time.

Antes da LBF, Êga também atuou em Ourinhos e no basquete europeu, onde defendeu o Mann Filter Zaragoza e o Celta de Vigo, na Espanha, e o Valenciennes, da França. Pela Seleção Brasileira, conquistou seis Campeonatos Sul-Americanos, além de duas medalhas no Pan - bronze em 2003 e prata em 2007. Também disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Êga é a quinta jogadora que mais entrou em quadra na história da LBF, com 183 jogos disputados, mesmo número de Ariadna. A pivô também tem o quinto maior número de rebotes da história da Liga com 1.022. Com quase 26 minutos de média em quadra, registra 8,2 pontos, 5,6 rebotes, duas assistências e 53,3% de aproveitamento nas bolas de dois pontos por jogo.

Ela chega para reforçar o setor que mais perdeu atletas nesta temporada. Após o vice no paulista, deixaram o garrafão campineiro Gil, Vitória Marcelino e Monica Nascimento. A jogadora ará rotação com Mari Dias, que deve ganhar mais minutos neste ano após ter se lesionado em 2018.

No sábado, se enfrentarão Pró-Esporte/Sorocaba e Ituano, as 16h, no ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba, também no interior paulista.

Êga disputa bola com Tati Pacheco na final de 2017, seu terceiro título (Foto: João Pires/Arquivo LBF)
Êga disputa bola com Tati Pacheco na final de 2017, seu terceiro título (Foto: João Pires/Arquivo LBF)
Foto: Lance!
Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade