0

Robert Scheidt e Maguila disparam na ponta no Europeu de Star na Itália

Dupla brasileira conseguiu um terceiro, um quinto e um segundo lugar nas regatas desta quinta-feira, em Riva del Garda, e abriu seis pontos de vantagem sobre italiano e alemão

16 mai 2019
15h37
  • separator
  • comentários

O bicampeão olímpico Robert Scheidt e seu proeiro Henry Boening, o Maguila, abriram boa vantagem na classificação do Campeonato Europeu da classe Star, que acontece em Riva del Garda, na Itália. Nesta quinta-feira, dia de três regatas, eles asseguraram um terceiro, um quinto e um segundo lugar, e têm nove pontos perdidos, seis à frente dos vice-líderes na classificação, o italiano Diego Negri e o alemão Frithjof Kleen (15pp).

Robert Scheidt e Henry Boening seguem na liderança do Campeonato Europeu (Foto: Gilles Morelle / SSL)
Robert Scheidt e Henry Boening seguem na liderança do Campeonato Europeu (Foto: Gilles Morelle / SSL)
Foto: Lance!

A meta inicial da organização era promover apenas duas regatas por dia, mas os planos foram alterados devido à previsão de chuva e más condições nesta sexta-feira no local, que fica a cinco quilômetros da casa de Scheidt. A disputa, portanto, exigiu muito do físico dos velejadores. O astro, de 46 anos, contou que houve um susto com a vela do barco, mas não houve grandes prejuízos.

- Está muito difícil de sair do congestionamento na largada, mas até agora não tivemos nenhuma regata ruim. Enfrentamos um pequeno problema com nossa vela logo na primeira largada, o que nos preocupou até o final da terceira disputa. A cruzeta de outro barco fez um rasgo pequeno, mas não chegou a comprometer. Agora vamos repará-la até amanhã - disse o velejador.

Abaixo de Scheidt e Maguila, o melhor brasileiro é Arthur Lopes, proeiro do americano Paul Cayard, em quarto. Eles tiveram um dia difícil, com uma boa regata, na qual terminaram em segundo, além de um 24º (descartado) e um décimo lugar. No total, somam 17 pontos perdidos.

O duas vezes medalhista olímpico e bicampeão mundial Lars Grael, que corre o Europeu ao lado de Pedro Trouche em sua última competição internacional na carreira, aparece em 15º lugar. Uma posição acima está Bruno Prada, prata em Pequim-2008 e proeiro do americano Augie Diaz. Outro brasileiro na disputa é Samuel Gonçalves, proeiro do holandês Haico de Boer, em 52º.

O Campeonato Europeu de Star é a primeira edição da SSL Breeze Grand Slam da Star Sailors League (SSL), status que elevará a premiação geral a U$ 100.000,00 (cerca de R$ 400.000,00), além de atribuir 2.500 pontos à dupla campeã no Ranking SSL. A dupla campeã será conhecida domingo, dia em que acontecerão as quartas de final, semifinais e final.

Lance!
  • separator
  • comentários
publicidade