0

Proposta do novo Mundial da Fifa é criticado pela Uefa

Entidade máxima do futebol quer Mundial de Clubes com 24 equipes e a cada quatro anos

16 mai 2018
15h35
atualizado às 15h48
  • separator
  • comentários

De acordo com uma publicação do jornal "The Guardian", da Inglaterra, a nova proposta da Fifa para o Mundial de Clubes tem sido fortemente criticado pela UEFA. A ideia de novo formato foi apresentada aos europeus em março e o martelo deve ser batido pela instituição máxima do futebol em junho, durante a Copa do Mundo, e pretende adotar o novo modelo a partir de 2021.

No último Mundial de Clubes, o Real Madrid bateu o Grêmio na final (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)
No último Mundial de Clubes, o Real Madrid bateu o Grêmio na final (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)
Foto: LANCE!

Apesar das críticas, a Fifa argumenta que tem um forte parceiro inetressado em patrocinar o evento nas três primeiras edições, colocando 25 bilhões de reais. A entidade, porém, não revela o nome da empresa do interessado.

Como seria a competição?

A Fifa quer um Mundial de Clubes em formato parecido com o da Copa do Mundo: 24 equipes, separados em grupos, e a cada quatro anos. Metade das equipes viria da Europa. Seriam escolhidos os quatro últimos campeões e vices da Liga Campeões, além dos quatro últimos vencedores da Liga Europa.

Na América do Sul, outras quatro equipes: as que conquistaram as últimas Libertadores - os campeões da Sul-Americana fariam um mata-mata para definir quem disputaria a repescagem contra o representante da Oceania, definindo assim mais uma vaga. A partir de então, haveria jogos eliminatórios em quartas, semi e final.

Todo campeão da Libertadores, obrigatoriamente, cairia no grupo de um europeu. Oito clubes da Uefa estariam no "pote 1" do sorteio, outros quatro formariam o "pote 2" com os campeões da Liberta. As equipes dos demais continentes estaria no "pote 3". Para isso, claro, seria necessário ampliar o número de datas da competição e o de sedes (de dois para seis estádios e de dez datas para 18).

Veja também:

LANCE!

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade