0

Pelé se despede de Gordon Banks e relembra da 'Defesa do Século'

Rei posta mensagem de despedida ao ex-goleiro, campeão do mundo em 1966

12 fev 2019
14h41
atualizado às 15h02
  • separator
  • 0
  • comentários

O Rei Pelé também prestou homenagens a Gordon Banks, que faleceu nesta terça-feira. Nas redes sociais, o ex-craque destacou que o inglês foi um dos melhores da história e relembrou da icônica defesa na Copa do Mundo 70, que ficou conhecida como a "defesa do século".

- Para muitas pessoas, a memória de Gordon Banks é definida pela defesa que fez contra mim em 1970. Entendo o motivo. Foi uma das melhores que já vi, na vida real e em todos os milhares de jogos que assisti - publicou Pelé.

Pelé se despede de Gordon Banks e relembra da 'Defesa do Século' (Foto: Divulgação)
Pelé se despede de Gordon Banks e relembra da 'Defesa do Século' (Foto: Divulgação)
Foto: Lance!

Na jogada que ficou eternizada, Pelé recebeu um cruzamento e cabeceou para baixo. Com um reflexo apurado, Banks mergulhou e espalmou para escanteio.

Confira, na íntegra, a mensagem do Rei Pelé:

"Para muitas pessoas, a memória de Gordon Banks é definida pela defesa que fez contra mim em 1970. Entendo o motivo. Foi uma das melhores que já vi, na vida real e em todos os milhares de jogos que assisti.

Quando se é jogador de futebol, sabe-se imediatamente como se acertou na bola. Eu acertei a cabeçada exatamente como esperava, exatamente onde eu queria que a bola fosse. Estava pronto para comemorar.

Mas este homem, Banks, apareceu no meu caminho, como uma espécie de fantasma azul, é como eu o descrevi. Ele veio do nada e fez algo que eu achava eu não era possível. Ele defendeu. Eu não consegui acreditar no que vi naquele momento. Mesmo agora, quando assisto, não consigo acreditar. Ele conseguiu agir com muita rapidez.

Eu marquei tantos gols na minha vida, mas muitas pessoas, quando me conhecem, falam sempre deste lance. Embora fosse realmente fenomenal, a minha memória de Gordon não é definida por isso, é definida pela sua amizade. Ele era um homem gentil e caloroso que dava muito para as pessoas

Descanse em paz meu amigo. Sim, era um grande goleiro, mágico. Mas também foste muito mais do que isso. Você era um ótimo ser humano."

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade