1 evento ao vivo

Nova regra da Conmebol pode deixar campeão da Copa do Brasil fora da Libertadores já em 2020

As novas determinações impostas pela entidade afirmam que apenas clubes de primeiras divisões podem disputar a competição. O mesmo vale para a Copa Sul-Americana

21 mai 2019
12h07
  • separator
  • comentários

Os critérios para a classificação à Libertadores da América e Sul-Americana serão mudados a partir da próxima edição dos torneios. A Conmebol divulgou nesta terça-feira as novas Condições de Elegibilidade de Clubes para a disputa das competições e o campeão da Copa do Brasil pode não garantir mais vaga no principal torneio de clubes das Américas. Confira as novas regras implementadas pela entidade:

Se Juventude, Sampaio Corrêa ou Paysandu vencerem a Copa do Brasil, não poderão participar da Libertadores (AFP)
Se Juventude, Sampaio Corrêa ou Paysandu vencerem a Copa do Brasil, não poderão participar da Libertadores (AFP)
Foto: Lance!

a) Ter se classificado para a competição por mérito esportivo

b) Não estão cumprindo uma sanção ou suspensão que a critério da Conmebol o impossibilite de participar da Libertadores ou da Sul-Americana

c) Ter obtido a Licença de Clubes da Conmebol expedida por sua associação membro

d) Estar disputando o torneio nacional de sua associação membro na divisão principal da competição em 2020 (ou seja, não ter sido rebaixado no torneio nacional)

e) Emitir em tempo hábil a Carta de Conformidade e CompromissoCom isso, de acordo com o item d, apenas times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro podem participar da Libertadores e Sul-Americana. Mesmo que um clube vença a Copa do Brasil neste ano, mas seja rebaixado no Brasileirão, ele não poderá atuar na Liberta de 2020. Se a regra já estivesse em vigor há alguns anos, o Palmeiras não jogaria o torneio em 2013, visto que foi campeão da Copa do Brasil em 2012, mas foi rebaixado naquele ano.

Na atual edição da Copa do Brasil, três clubes da Série C ainda estão no torneio. Se Paysandu, Juventude e Sampaio Corrêa forem campeões da competição, não poderão jogar a Libertadores de 2020, mesmo que subam para a série B.

Lance!
  • separator
  • comentários
publicidade