1 evento ao vivo

Mário critica conduta de Allan, Galo e Liverpool: 'Fizeram um leilão'

Presidente do Fluminense se pronunciou sobre a negociação do volante com o Atlético-MG e prometeu notificar as partes na Fifa por conduta antiética

10 jan 2020
14h08
atualizado às 17h47
  • separator
  • 0
  • comentários

A tumultuada ida do volante Allan para o Atlético-MG foi motivo de um pronunciamento do presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, nesta sexta-feira. O mandatário criticou a forma como o Liverpool, detentor dos direitos econômicos do atleta, conduziu a negociação. Segundo ele, os ingleses negociaram com os dois clubes ao mesmo tempo, com o objetivo de aumentar os valores da transação.

Presidente do Fluminense não gostou da conduta adotada em negociação (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)
Presidente do Fluminense não gostou da conduta adotada em negociação (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)
Foto: Lance!

- No início de janeiro, o Liverpool deu 'ok' para a nossa proposta e disse que comunicaria o atleta. Eles disseram que o Allan não tinha autorização para negociar com outro clube. Depois disso, recebemos informação de um dos representantes dele de que estaria negociando com o Atlético-MG. Em seguida, o Liverpool nos comunicou agradecendo a proposta, mas avisando que o desejo do atleta era jogar no Atlético-MG. O clube inglês teve uma atitude antiética ao negociar com duas instituições ao mesmo tempo para jogar o preço para cima. Eles fizeram um um leilão - disse o presidente.

Com uma lista de todos os e-mails trocados em mãos, Mário Bittencourt também prometeu tomar medidas legais contra as partes envolvidas e notificar a Fifa da situação, até segunda-feira. O mandatário fez, ainda, comentários negativos sobre a conduta do atleta de tentar criar uma relação de proximidade com a torcida, que, segundo ele, nunca existiu. Ele, entretanto, fez um apelo para que os torcedores tricolores parem de atacá-lo nas redes sociais.

- Juras de amor devem ficar da porta para dentro. Isso é um mercado. O grande equívoco de alguns atletas é querer vender uma relação de paixão que não existe. Não há problemas mudar de ares, mas é preciso ser transparente. Nós trabalhamos assim e não aceitamos o contrário. O atleta nos deu a palavra dele que ficaria aqui, aceitou a proposta e depois não quis. Agora isso passou. Que fique o entendimento para o nosso torcedor que nenhum jogador é maior que o Fluminense. Queria fazer um apelo para que nosso torcedor parar de ofender o jogador nas redes sociais. Não há necessidade. Temos que canalizar as nossas energias para quem está aqui e quer jogar no Fluminense - completou.

Aos 22 anos, Allan foi um dos destaques do Fluminense na temporada passada. O jogador estava emprestado pelo Liverpool até o final de 2019. Depois disso o Fluminense tentou negociar com os ingleses a permanência dele, mas o jogador acabou acertando com o Atlético-MG, na última quarta-feira.
Cronologia do caso Allan segundo o presidente Mário Bittencourt:

08/12/2019 - Início das conversas pela permanência, em São Paulo, antes da última rodada do Brasileirão. Allan diz ter muito interesse em continuar.

11/12/2019 - Mário e Paulo Angioni sentam com representantes do atleta e apresentam proposta salarial. Allan demora dois a três dias para responder e envia contra-proposta. Flu aceita contra-proposta do jogador e envia e-mail para o Liverpool solicitando autorização para negociar com o atleta. Ingleses respondem avisando que Allan retornaria à Inglaterra para definir o futuro.

13/12/2019 - Fluminense inicia tratativas com o Liverpool. Conversas passam a ser diretamente entre o Tricolor e os ingleses.

18/12/2019 - Fluminense pergunta ao Liverpool se prefere emprestar ou vender Allan.

19/12/2019 - Liverpool pede que Flu apresente uma proposta pelo jogador.

22/12/2019 - Liverpool comunica que começa a evoluir em negociações com outro clube, sem revelar qual.

23/12/2019 - Fluminense perguntou ao Liverpool se aceitaria vender 50% do Allan e manter 50%. Ingleses respondem que o negócio só sairia com 100% e que aceitariam o parcelamento em 24 vezes, permanecendo um bônus de 20% por um eventual lucro futuro. Flu responde que enviaria proposta por 100%

30/12/2019 - Flu apresenta proposta para aquirir 100% dos direitos de Allan em 24 vezes. Liverpool muda o discurso,alegando que queriam um outro valor pois haviam recebido proposta de outro clube para pagar à vista. Tricolor faz nova proposta igualando o valor e pedindo um prazo para pagar em cinco parcelas grandes, dentro de 20 meses. O Liverpool, então, responde que aceita o valor proposto pelo Flu, mas reduz o percentual sobre os direitos do Allan para 90%.

02/01/2020 - Flu envia proposta pelos 90% dos direitos de Allan. O Liverpool então responde e pede um valor mais alto.

05/01/2020 - Flu apresenta nova proposta com um valor maior, mantendo o parcelamento. Liverpool, então aumenta um pouco mais o valor e aceita pagamento em 24 vezes, pedindo uma entrada grande. Flu pede para manter o valor da entrada igual. Reds, finalmente, respondem com um ok e avisam que vão comunicar ao atleta. Surgem primeiras notícias de que Allan estaria negociando com o Atlético. Flu comunica Liverpool sobre negociações de Allan com o Atlético. Clube inglês responde que Allan não tinha autorização para negociar com outro clube.

06/01/2020 - Liverpool envia contrato de compra e venda. Flu faz algumas alterações em datas, Reds aceitam. Representantes de Allan comunicam Flu que atleta estaria negociando com o Atlético. Liverpool avisa ao Tricolor que havia parado todas as negociações porque precisava conversar com o atleta. Logo depois, ingleses agradecem a proposta, mas comunicam que o desejo de Allan era jogar no Galo.

08/01/2020 - Atlético-MG anuncia Allan

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade