PUBLICIDADE

LANCE!

Jogos Paralímpicos de Inverno começam nesta sexta na Coreia

Após uma edição de sucesso da Olimpíada de Inverno, a edição 2018 das Paralimpíadas começou nesta sexta, com grande festa de abertura em PyeongChang

9 mar 2018 - 14h21
Compartilhar
Exibir comentários

Os Jogos Paralímpicos de Inverno 2018 já começaram. Na manhã desta sexta-feira, uma grande festa de abertura foi realizada em PyeongChang para celebrar o início da competição, com uma grande diferença em relação à abertura da Olimpíada: dessa vez, as Coreias desfilaram separadas.

CPB
CPB
Foto: Lance!

No entanto, o mote da inclusão social ficou evidente durante toda a festa, incluindo uma linda apresentação de uma menina cega sul-coreana ao lado do mascote Bandabi. A tocha entrou no estádio de PyeongChang carregada por atletas norte-coreanos, mas foi Kim Hak-sung, atleta de curling da Coreia do Sul, quem acendeu a chama olímpica.

Mais de 550 atletas de 42 países diferentes irão participar de 80 eventos valendo o ouro. Seis modalidades serão disputadas em PyeongChang: esqui alpino, biatlo, esqui cross-country, hóquei de trenó, snowboard e curling de cadeira de rodas.

A delegação brasileira é composta por três atletas: André Cintra, do snowboard; Cristian Ribera, do esqui cross-country; e Aline Rocha, também do esqui cross-country e porta-bandeira no desfile de abertura.

- Esta segunda participação do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno mostra o desenvolvimento do esporte de neve no país, mesmo com condições adversas, por causa do clima. A Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) vem fazendo todos os esforços para isso e nossa delegação aqui é prova. Aumentamos em 50% em relação ao número de atletas em Sochi, na Rússia, quatro anos atrás. A expectativa é que continuemos crescendo no mesmo ritmo nas próximas edições - disse Alberto Martins, diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A estreia do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang será no dia 10, com Aline e Cristian disputando as provas de 12km e 15km, respectivamente. Já André compete no dia seguinte, 11, no snowboard cross.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade