3 eventos ao vivo

Dr. Seba comenta sobre a 'vida saudável' e destaca alimentação

De acordo com o Dr. Seba Sousa, médico de emagrecimento, grande parte dos atletas optam por dietas mirabolantes ao invés de priorizarem o básico

18 out 2020
12h31
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Ter uma boa alimentação pode fazer a diferença para você turbinar seus treinos de Jiu-Jitsu e ter resultados mais expressivos. Comer os alimentos adequados no período antes e depois dos exercícios auxilia na perda de gordura e na manutenção de massa muscular. De acordo com o Dr. Seba Sousa, médico de emagrecimento, grande parte dos atletas optam por dietas mirabolantes ao invés de priorizarem o básico.

Doutor Seba Sousa falou sobre a importância da alimentação para a saúde do atleta (Foto arquivo pessoal)
Doutor Seba Sousa falou sobre a importância da alimentação para a saúde do atleta (Foto arquivo pessoal)
Foto: Lance!

Mas, antes de indicar alimentos que podem ser consumidos por atletas de alto rendimento, o Dr. Seba faz uma análise do cenário brasileiro para os lutadores profissionais de Jiu-Jitsu. De acordo com o médico, alguns atletas ainda não tem condições de ter uma dieta ajustada como ela deve ser.

- No Brasil, uma das maiores dificuldades para o atleta profissional é a falta de apoio. Então, às vezes, ele não tem recurso para manter uma alimentação melhor e tem que se alimentar com o que tem na mesa. Essa situação leva os atletas a criarem hábitos não saudáveis. E mesmo que eles melhorem de condição financeira, ainda vão viver se alimentando de forma ruim. Quando partimos do princípio que tudo que fazemos todos os dias, não vai ser diferente em relação à alimentação, para mim, esta é a maior dificuldade e erro que um atleta possa cometer. O outro fator é o talento e dom de alguns, pois por serem bons e diferenciados no que fazem, acham que não precisam cuidar da sua alimentação ou buscar um profissional para ajustar o corpo, para melhorar mais ainda. O talentoso acha que consegue vencer sempre, mesmo se fizer uma dieta ou não. Como temos muitos talentos, isso acaba acontecendo - aponta o doutor.

Seba, que também é faixa-preta, vê como alguns campeões optam por alimentos que são verdadeiros "vilões" para a prática esportiva. Para ele, ter um plano alimentar é o que o praticante precisa para dar o primeiro passo para uma vida saudável, além de quebrar o paradigma: comer bem sai caro.

- Comer alimentos ricos em açúcar como, por exemplo, doces. Ou até mesmo ingerir em excesso farinha branca (glúten) e laticínios e derivados. O atleta tem que evitar esses tipos de alimentos. Se você comer coisas mirabolantes sai muito caro, mas quando falamos de alimentação saudável não precisa ser algo muito diferenciado, pois não sai muito caro. Eu, por exemplo, gosto de me alimentar com comida de verdade. Não gosto de coisas rápidas. Eu sou a favor do simples bem feito, isso nunca irá falhar. Veja bem, se você se alimentar com arroz integral ou branco na quantidade adequada, salada e verduras, feijão para quem gosta e um frango ou proteína vermelha, eu não vejo custo algum aumentado nisso. Na realidade, o que é caro para o atleta é se alimentar errado. A longo prazo, ele vai ter que parar sua carreira para cuidar de uma doença adquirida por hábitos não saudáveis durante sua vida - apontou Seba, que com bastante experiência, tem um trabalho voltado na área da perda de peso há mais de nove anos.

Antes de encerrar, o médico aproveitou para falar da família Gracie, o clã mais famoso do Jiu-Jitsu, que criou sua própria dieta para se manterem saudáveis ao longo da vida: - Um dos maiores exemplos, para mim, é a família Gracie. Eles desenvolveram sua própria dieta e vivem absurdamente saudáveis e ainda competem em alto nível sempre. Eles têm uma alimentação afiadíssima. Para mim, a alimentação é a principal chave da vitória para o ser humano e para os atletas também. Para você ter ideia, muitas doenças são adquiridas por fruto de uma vida desregrada na alimentação. Então, se prestarmos atenção, tudo o que comemos diz como nosso organismo vai agir ou reagir. Tudo depende dos tipos de alimentos e a qualidade do que ingerimos. Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes saudáveis com certeza vai ajudar - finalizou.

O Dr. Seba Sousa, vale citar, foi capaz de criar o seu próprio método de emagrecimento, o "Perder Mais", onde já conseguiu eliminar mais de 1 tonelada de quilos juntando todos os seus pacientes.

Veja também:

Confira a repercussão da morte de Maradona na Argentina e pelo mundo
Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade