1 evento ao vivo

Curiosidades das Copas: Ucrânia e Senegal, estreantes que brilharam

Nas quatro Copas disputadas neste século, apenas duas seleções chegaram longe em sua primeira edição; Panamá e Islândia miram-se em exemplos para tentar repetir feito

12 jun 2018
20h05
  • separator
  • comentários

A Copa de 2018 terá apenas duas debutantes. Islândia e Panamá farão a primeira aparição no torneio. Estrear já será um grande feito para elas. Surpreender e ir além é uma ambição e tanto. A história mostra isso. Para se ter uma ideia, nas quatro Copas já disputadas neste século (2002, 2006, 2010 e 2014), 11 foram as estreantes, mas apenas duas avançaram até as quartas de final, terminando a disputa entre as oito primeiras: Senegal e Ucrânia.

Os senegaleses, que na Rússia farão a segunda participação, foram uma das sensações no Mundial de 2002, sediado conjuntamente por Coreia do Sul e Japão. No jogo de abertura, surpreenderam a França, que defendia o título, vencendo por 1 a 0. Empates com Dinamarca (1 x 1) e Uruguai (3 x 3) colocaram os africanos nas oitavas com a segunda colocação do Grupo A. Nas oitavas, o embalo seguiu, com o triunfo sobre a Suécia no gol de ouro, na prorrogação. Apenas a Turquia freou Senegal, triunfando nos mesmos moldes, no tempo extra, impedindo o time de ser o primeiro da Novo Continente nas semifinais.

Já a Ucrânia, ex-república soviética, jogou sua única Copa como país independente em 2006. Liderada pelo astro Schevchenko, a seleção ficou em segundo lugar no Grupo H - foi goleada por 4 a 0 pela Espanha, revidou com o mesmo marcador diante da Arábia Saudita e fez 1 a 0 na Tunísia. Nas oitavas, eliminou a Suíça nos pênaltis. Curiosamente, os suíços foram os únicos na história a caírem em um Mundial sem perder e levar gols. Nas quartas, a Ucrânia deu adeus ao perder por 3 a 0 para a Itália, que acabaria campeã.

A Islândia chega ao Mundial com moral conquistado nos últimos anos. Na Eurocopa de 2016, eliminou a Inglaterra e alcançou as quartas de final. Nas eliminatórias para a Copa, foi a primeira colocada de um grupo que tinha a Croácia - que será uma de suas rivais na primeira fase - Ucrânia e Turquia. O Panamá é o responsável pela ausência dos Estados Unidos, que haviam participado das últimas sete edições.

Em 2014, Bósnia fez a estreia como país independente e enfrentou a Argentina de Messi (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)

SELEÇÕES QUE ESTREARAM NESTE SÉCULO

Bósnia
- caiu na primeira fase em 2014
Ucrânia - caiu nas quartas em 2006
Eslováquia - caiu nas oitavas em 2010
*República Checa - caiu na primeira fase em 2010
**Sérvia - caiu na primeira fase em 2010
Sérvia e Montenegro - caiu na primeira fase em 2006
Senegal - caiu nas quartas de final em 2002
Togo - caiu na primeira fase em 2006
Angola - caiu na primeira fase em 2006
China - caiu na primeira fase em 2002
Trinidad e Tobago - caiu na primeira fase em 2006

* A República Checa é herdeira dos resultados da Tchecoslováquia
** A Sérvia é herdeira dos resultados da Iugoslávia

LANCE!

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade