0

Curiosidades das Copas: Holanda, três vezes vice e jamais campeã

Seleção laranja perdeu finais em 74, 78 e 2010, além de ter caído nas semifinais em 98 e 2014; equipe conquistou fãs pelo mundo, mas não conseguiu ainda erguer o troféu

6 jun 2018
20h24
  • separator
  • 0
  • comentários

A Copa de 1978 ficou marcada pela Laranja Mecânica. Assim foi apelidada a seleção holandesa e seu "futebol total". O tetra brasileiro, por exemplo, foi frustrado pela equipe europeia naquele ano, com derrota por 2 a 0 na fase semifinal (fizeram o jogo decisivo do grupo que tinha também Alemanha Oriental e Argentina). No fim, porém, o esquadrão dirigido por Rinus Michels, com o brilhante Cruyff, sucumbiu diante da Alemanha na decisão. Quatro anos depois, sem o célebre camisa 14, os holandeses foram à decisão e caíram de novo para o anfitrião, desta vez a Argentina.

O vistoso futebol holandês, que tantos admiradores granjeou pelo mundo, ficou no "quase" três vezes em Mundiais. Além das duas edições dos anos 70, o país também foi vice em 2010, quando perdeu para os espanhóis, campeões inéditos. Em 98 e 2014, a equipe também ameaçou ir às alturas, caindo nas semifinais para Brasil e Argentina, respectivamente.

Antes de 74, quando "revolucionou" o futebol, a Holanda só tinha participado dos Mundiais de 34 e 38, ficando seis edições seguidas sem disputar. Após a geração que de Cruyff, Neeskens, Rensenbrinck, Rep e cia., houve mais um período de vacância de dois Mundiais, reaparecendo em 90 com o status de campeã europeia em 88. Mas a era liderada por Rijkaard, Gulitt e Van Basten foi parada de novo pela Alemanha, desta vez nas oitavas.

Não será neste ano que os Países Baixos darão fim à síndrome. A seleção holandesa não se classificou para a Copa da Rússia e adiou o sonho de sua gente em mais quatro anos.

Em 2006, Holanda foi eliminada por Portugal nos pênaltis. A partida teve recorde de cartões aplicados (Foto: PATRIK STOLLARZ / AFP)

1934 (Itália): caiu na primeira fase
1938 (França): caiu nas oitavas de final para a Tchecoslováquia
1974 (Alemanha): Perdeu a final para a Alemanha
1978 (Argentina): Perdeu a final para a Argentina
1990 (Itália): caiu nas oitavas para a Alemanha
1994 (Estados Unidos): caiu nas quartas para o Brasil
1998 (França): caiu nas semifinais para o Brasil
2006 (Alemanha): caiu nas oitavas para Portugal
2010 (África do Sul): perdeu a final para a Espanha
2014 (Brasil): caiu nas semifinais para a Argentina

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade