0

Curiosidades das Copas: Argentina e Itália, de 'terceiros' a vices

Nas edições de 86, 90 e 94, Mundial classificava os melhores terceiros colocados para as oitavas. Foi dessa forma que argentinos e italianos chegaram a finais

21 mai 2018
12h21
  • separator
  • 0
  • comentários

Argentina, em 90, e Itália, em 94, foram vice-campeãs que tiveram campanhas sofríveis na fase de grupos. Ambas só avançaram às oitavas de final porque à época a regra previa que as quatro seleções com melhor campanha entre as terceiras colocadas também se classificavam. Esse regulamento foi aplicado pela primeira vez em 86 e repetido nas duas edições seguintes, quando ainda era 24 o número de participantes. Em 82 já havia essa quantidade, mas a fórmula era diversa, com só dois de cada grupo avançando e a formação de novas chaves com três seleções na segunda etapa.

A outra seleção que classificou-se entre terceiros e chegou longe foi a Bélgica, em 86. Os belgas ficaram atrás dos anfitriões mexicanos e do Paraguai na fase de grupos e seguiram em frente pelo índice técnico. Nas oitavas, surpreenderam os soviéticos (vitória por 4 a 3) e, nas quartas, a Espanha - triunfo nos pênaltis. Foram barrados apenas pela Argentina de Maradona, que seria campeã.

Os belgas, aliás, passaram entre os terceiros também em 94, mas caíram nas oitavas diante da Alemanha. Uruguai e Argentina foram as outras duas seleções a avançarem duas vezes nessas condições. A Celeste foi derrubada em ambas nas oitavas (86 e 90). Em 90, os argentinos perderam para Camarões, venceram a União Soviética e empataram com a Romênia. Após a sequência irregular, eliminaram Brasil, Iugoslávia e Itália (dona da casa), chegando à decisão.

Em 94, a Itália também teve muitos percalços para se classificar: perdeu para a lrlanda, venceu a Noruega e empatou com o México. Em seguida, eliminou Nigéria (prorrogação), Espanha e Bulgária para encontrar o Brasil na final.

Curiosamente, nas três edições em que vigorou essa fórmula o Brasil encarou um terceiro colocado nas oitavas. Eliminou Polônia (86) e Estados Unidos (94) e caiu para a Argentina (90).

Argentina classificou-se em terceiro e eliminou o Brasil em 90 (Foto: Reprodução)

OS TERCEIROS CLASSIFICADOS

1986

Bulgária - eliminada pelo México nas oitavas
Uruguai - eliminado pela Argentina nas oitavas
Polônia - eliminada pelo Brasil nas oitavas
Bélgica - eliminada pela Argentina nas semifinais

1990

Argentina - perdeu a final para a Alemanha
Colômbia - eliminada por Camarões nas oitavas
Uruguai - eliminado pela Itália nas oitavas
Holanda - eliminada pela Alemanha nas oitavas

1994

Estados Unidos - eliminado pelo Brasil nas oitavas
Argentina - eliminada pela Romênia nas oitavas
Itália - perdeu para o Brasil na final
Bélgica - eliminada pela Alemanha nas oitavas

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade