0

Confederação Brasileira suspende convocação de cinco ciclistas

Atual campeão brasileiro, Roberto Pinheiro, e mais quatro atletas da principal equipe do país, a Funvic, são cortados da relação. Decisão é motivada por suspeitas de doping

10 abr 2018
15h23
  • separator
  • comentários

A menos de um mês da realização do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada 2018, os atletas da principal equipe do país, a Funvic, foram proibidos de integrar a seleção brasileira durante a competição. A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) cancelou a convocação feita a cinco atletas. Cabe ressaltar que, no total, a instituição fez convite a 13 ciclistas.

Roberto Pinheiro é suspenso pela União Ciclística Internacional (Divulgação/CBC)
Roberto Pinheiro é suspenso pela União Ciclística Internacional (Divulgação/CBC)
Foto: Lance!

A decisão vem depois de mais um caso de doping envolvendo o time da Funvic. O atual campeão brasileiro de ciclismo, Roberto Pinheiro, foi suspenso preventivamente pela União Ciclística Internacional (UCI). O atleta tinha sido inicialmente convocado, mas não irá mais competir.

Além de Roberto Pinheiro, Caio Godoy, Magno Nazaret, Mutilo Affonso, Tatielle Valadares e Wellyda Rodrigues foram cortados da relação feita pela CBC e não poderão representar o Brasil no Pan-Americano de Ciclismo de Estrada 2018.

Vale lembrar, também, que nos últimos dois anos, a equipe de São José dos Campos esteve em foco por conta de outros atletas ligados ao uso de substâncias proibidas. João Marcelo Gaspar, o Canibal, o colombiano Wilson Ramiro, Kleber Ramos, Otávio Bulgarelli e Alex Diniz estiveram associados a casos de doping, por exemplo.

O Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada deve acontecer na Argentina nos primeiros seis dias de maio. A Confederação Brasileira de Ciclismo declarou em nota que fará uma nova convocação.

Leia o posicionamento da CBC na íntegra:

"A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), vem por meio deste comunicado, informar a decisão de suspender provisoriamente a convocação anteriormente publicada no site oficial da entidade (CONVOCAÇÃO) referente ao Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada 2018, que será realizado entre os dias 1º e 6 de maio, em San Juan, na Argentina.

Tendo em vista os recorrentes casos de doping envolvendo atletas da equipe brasileira Funvic/São José dos Campos, e estando esta confederação empenhada em atuar preventivamente no combate ao doping, principalmente prevenindo o envolvimento de integrantes da seleção com qualquer tipo de vantagem ilícita, ficou decidido, por recomendação do Comitê de Integridade, da Organização Antidoping e da Comissão de Atletas da CBC, que nenhum(a) atleta da equipe Funvic/São José dos Campos poderá integrar a seleção brasileira no próximo Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada 2018.

A confederação assume o compromisso junto aos atletas, clubes e todos os envolvidos, para divulgar o quanto antes possível uma nova convocação para o campeonato."

Lance!

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade