PUBLICIDADE

LANCE!

COB desiste da Casa Brasil nos Jogos de Tóquio por economia de despesas

Conselho de Administração da entidade considerou exagerado o custo de R$ 13 milhões

19 fev 2020 - 16h01
(atualizado às 17h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidiu cancelar a operação da Casa Brasil dos Jogos de Tóquio-2020. O projeto, inicialmente estimado em R$ 19 milhões, foi reprovado pelo Conselho de Administração, em razão de seu alto custo.

Anéis olímpicos iluminados na baia de Odaiba, com direito a fogos (Foto: Divulgação)
Anéis olímpicos iluminados na baia de Odaiba, com direito a fogos (Foto: Divulgação)
Foto: Lance!

O Brasil contou com a sua própria casa nas últimas três edições dos Jogos. O espaço foi projetado para dar visibilidade aos patrocinadores e fortalecer as marcas dos parceiros do COB, além de celebrar as conquistas dos atletas brasileiros e servir de palco para os medalhistas concederem entrevistas.

A Casa Brasil seria localizada em Shibuya, um dos principais centros financeiros de Tóquio. A validação final do projeto foi marcada para uma reunião de fevereiro, mas a diretoria decidiu nesta quarta-feira pelo cancelamento, em um contexto de preocupação com a variação do dólar.

No dia 29 de outubro do ano passado, os organizadores do empreendimento já haviam apresentado um valor reduzido de cerca de R$ 13 milhões, mas ele também foi considerado elevado.

- O COB entendeu que será mais efetivo atuar de forma pontual com os stakeholders no Japão e se utilizar da plataforma digital para o fortalecimento de sua marca, dois dos papeis atribuídos inicialmente à casa - disse o diretor geral do COB, Rogério Sampaio.

No lugar da operação, a entidade vai organizar um festival chamado Olympic Fest Time Brasil, em São Paulo, nos finais de semana durante os Jogos. O evento vai oferecer atrações variadas, com a transmissão das principais competições e a presença da mascote Ginga. Os medalhistas do país passarão por lá quando voltarem ao país. O COB também vai organizar eventos para incentivar a torcida, como o Festival Time Brasil, em Brasília, no mês de abril.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade