PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jogos de Paris

Rayssa Leal detalha preparação para os Jogos Pan-Americanos

Skate nacional segue preparação evento esportivo, que começa neste final de semana, em Santiago

19 out 2023 - 21h56
(atualizado em 20/10/2023 às 09h22)
Compartilhar
Exibir comentários

A quinta-feira (19) marcou o terceiro dia de sessões de treino para os skatistas brasileiros na Esplanada dos Esportes Urbanos, no Parque Estádio Nacional, em Santiago (CHI). A manhã ficou dedicada ao Street, começando pelo feminino e terminando com o masculino. A tarde teve início com o Park feminino e acabou com os homens. 

Em Santiago (CHI), as disputas do skateboarding acontecem com final direta no final de semana. O Street acontece no sábado (21) e o Park no domingo (22). Nos dois dias, as mulheres abrem a competição. As quatro finais serão transmitidas ao vivo no YouTube pela Cazé TV. 

Foto: Divulgação/CBSK

“A pista é um pouco difícil de pegar velocidade, mas tirando isso está bem divertida. Tem obstáculos, em partes mais baixas, que eu acho que dá para jogar manobras novas. Eu acho que vamos conseguir encaixar muitas tricks ‘da hora’”, comenta Rayssa Leal.

“A pista está muito style. É muito diferente de campeonatos classificatórios, porque não é uma galera ‘disputando’ um espaço na mesma pista, são oito atletas. Pra treinar é mais tranquilo. Está sendo uma experiência muito incrível”, acrescenta Gabryel Aguilar.

No total, o Brasil conta seis skatistas em solo chileno: Gabryel Aguilar, Lucas Rabelo, Pâmela Rosa e Rayssa Leal no Street; e Augusto Akio e Raicca Ventura no Park. O formato do Street será 2 voltas de 45 segundos e 5 tentativas de manobra, com a nota final sendo composta pela melhor volta e pelas duas melhores manobras. No Park, serão três voltas de 45 segundos, valendo a volta de melhor nota.

“É um legado muito bacana para o pessoal aqui do Chile. A pista foi feita com bastante dedicação. Tive contato com operários que trabalharam durante a execução da obra. Fico contente em ver uma pista desse nível aqui no Chile. Ela tem diferentes transições. Tanto paredes baixas quanto paredes altas. Paredes cavadas e paredes lentas. Acredito que dá para desenvolver um rolê legal, mostrando um conhecimento amplo quando o assunto é skateboarding”, comenta Augusto Akio.

A definição dos nomes que representam o skateboarding nacional teve como base o ranking mundial olímpico e o Pan-Americano Júnior, em 2021. Pelo ranking, garantiram vaga para os Jogos Pan-Americanos os melhores brasileiros (4 vagas no total - 1 para cada modalidade e categoria) em 5 de julho. Até essa data, o ciclo para Paris 2024 contou com três disputas no Street (Pro Tour - Roma-ITA 2022 e 2023 e Mundial de 2022 - Sharjah-EAU, em janeiro de 2023) e duas no Park (Mundial de 2022 - Sharjah-EAU, em janeiro de 2023, e Pro Tour de San Juan-ARG).

No atual ciclo olímpico, Augusto Akio se sagrou vice-campeão mundial de Park em Sharjah (EAU) e Raicca Ventura foi a terceira colocada no Pro Tour de San Juan (ARG).

“Já tem sido muito interessante para mim ter contato com atletas de outras modalidades (na Vila Olímpica). Tenho encontrado o espírito esportivo nos outros atletas. Não apenas nos skatistas que eu já conhecia. Agora estou tendo a oportunidade de encontrar pessoas que têm valores semelhantes, que têm princípios parecidos e compartilham do mesmo ideal. O ideal da união do esporte e da saúde”, comenta Augusto Akio.

“Isso me motiva. Ter um contato como esse e ainda mais ter admiração pelos outros atletas me motiva a buscar uma vaga olímpica para eu estar presente em um evento como a Olimpíada, que eu ainda nem sei descrever exatamente como é estar lá, mas eu gostaria de estar”, completa Akio.

No Street, Rayssa Leal se tornou campeã mundial em Sharjah (EAU) e Gabryel Aguilar segue como um dos grandes nomes da nova geração, garantindo ouro nos Jogos Sul-Americanos de Praia 2023. Além dessas quatro vagas, Pâmela Rosa e Lucas Rabelo asseguraram lugar no Pan ao se sagrarem campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em 2021 - só houve disputas de Street na competição.

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Publicidade