PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Chama olímpica é acesa na Grécia e inicia revezamento da tocha

Símbolo das Olimpíadas foi aceso nesta terça-feira, em cerimônia no Templo de Hera, em Olímpia, palco dos Jogos na Antiguidade, na Grécia

16 abr 2024 - 08h21
(atualizado às 08h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Chama é acesa em Olímpia, na Grécia (Foto; Divulgação/Paris2024)
Chama é acesa em Olímpia, na Grécia (Foto; Divulgação/Paris2024)
Foto: Esporte News Mundo

Falta pouco tempo! A chama olímpica foi acesa nesta terça-feira, em cerimônia no Templo de Hera, em Olímpia, palco dos Jogos na Antiguidade, na Grécia. O fogo símbolo das Olimpíadas alimentou a tocha olímpica, que iniciou um revezamento contando com mais de 10 mil condutores até iluminar a pira dos Jogos de Paris, na cerimônia de abertura do dia 26 de julho.

A novidade da cerimônia foi a mudança no figurino das atrizes que interpretaram as sacerdotisas do Templo de Hera. No lugar do tradicional branco, os vestidos ganharam tons cinzas inspirados nas colunas gregas.

Atual campeão olímpico do skiff simples, o remador grego Stéfanos Doúskos foi o primeiro condutor da tocha olímpica. Em seguida, ele entregou a chama para Laure Manaudou, dona de três medalhas nas Olimpíadas de Atenas 2004, incluindo o ouro dos 400m livre. A ex-nadadora foi a primeira francesa a conduzir o fogo símbolo dos Jogos.

O revezamento da tocha vai ter 68 etapas na França a partir do dia 8 de maio, percorrendo 400 cidades franceses. Na rota do fogo símbolo dos Jogos estão inclusive os territórios ultramarinos da Guiana Francesa, de Reunião, de Nova Caledônia, da Polinésia Francesa, de Guadalupe e de Martinica

O alemão Thomas Bach (presidente do Comitê Olímpico Internacional), Katerine Sakellaropoulou (presidente da Grécia), Aristidis Panagiotopoulos (prefeito de Olímpia), Spyros Capralos (presidente do Comitê Olímpico da Grécia) e o ex-canoísta francês Tony Estanguet (tricampeão olímpico e presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Paris) estiveram presentes na cerimônia.

As Olimpíadas de Paris terá a cerimônia de abertura no dia 26 de julho de 2024.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade