Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos de Inverno

TV russa disfarça falha na abertura de Sochi e passa ensaio como ao vivo

8 fev 2014 - 08h31
(atualizado às 08h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Aparecimento do anel olímpico teve gafe: um dos flocos de neve não abriu e deixou o símbolo sem uns dos anéis
Aparecimento do anel olímpico teve gafe: um dos flocos de neve não abriu e deixou o símbolo sem uns dos anéis
Foto: Getty Images

A televisão estatal russa transmitiu a abertura dos Jogos de Inverno de Sochi e mostrou quando cinco flocos de neve se transformaram nos anéis olímpicos cercados de fogos de artifício. O problema é que isso não aconteceu. A cerimônia enfrentou um problema quando somente quatro anéis se abriram, o que fez com que a pirotecnia fosse abortada.

Entretanto, tudo deu certo para os espectadores da Rossiya 1. Quando o quinto anel travou, a emissora trocou a imagem ao vivo para um VT do ensaio da abertura, em que tudo deu certo e os fogos foram acesos.

"Não apareceu na televisão, graças a Deus", disse Jean-Claude Killy, lenda do esqui francês e coordenador da comissão do COI para os Jogos de Sochi. Os produtores confirmaram a troca e alegaram que era importante preservar a imagem dos símbolos olímpicos.

A revelação dos anéis é sempre considerada um dos momentos mais icônicos de uma cerimônia de abertura, e o presidente Vladimir Putin estava determinado a usar a festa como um modo de introduzir a nova Rússia para o mundo.

<p>Vladimir Putin acompanha Cerimônia de Abertura dos Jogos de Inverno; presidente tem na Olimpíada um meio de mostrar a Rússia ao mundo</p>
Vladimir Putin acompanha Cerimônia de Abertura dos Jogos de Inverno; presidente tem na Olimpíada um meio de mostrar a Rússia ao mundo
Foto: AFP

Konstantin Ernst, diretor criativo executivo da cerimônia, disse a jornalistas em Sochi que ele permitiu que fossem usadas as imagens do ensaio quando o erro aconteceu. "É um segredo aberto", afirmou. De acordo com o diretor artístico do evento, George Tsypin, o problema ocorreu por conta de falha humana.

Ernst defendeu a decisão dizendo que o importante é preservar a imagem e a tradição da Olimpíada. "Com certeza é ruim, mas não nos humilha", afirmou. O COI disse por meio do porta-voz Mark Adams que não se preocupa com o ocorrido. "O show foi fantástico e honestamente não vejo qual é o problema", disse.

Problemas em cerimônias de abertura em Jogos não são incomuns. Nos Jogos de Pequim, uma menina de nove anos apareceu cantando uma tradicional canção chinesa, mas a verdadeira intérprete era uma jovem dois anos mais nova que não foi considera bela o bastante para aparecer nas transmissões.

Em 2006, nos Jogos de Inverno de Turim, a apresentação do tenor Luciano Pavarotti havia sido pré-gravada. De acordo com Leone Magiera, o maestro responsável pela ária, seria impossível realizar uma performance ao vivo por conta do frio no local.

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade