1 evento ao vivo

Queridinho local surpreende e é ouro no snowboard; Shaun White decepciona

11 fev 2014
16h57
atualizado às 18h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Nascido na Rússia, mas competindo sob a bandeira da Suíça, o atleta Iouri Podladtchikov surpreendeu nesta terça-feira, na final do snowboard halfpipe dos Jogos de Inverno 2014, disputados na cidade de Sochi. O suíço levou a medalha de ouro da prova com a melhor nota (94.75) entre os 12 participantes da decisão - Podladtchikov superou a estrela americana bicampeã olímpica Shaun White, que nem medalha levou.

<p>Iouri Podladtchikov surpreendeu e levou ouro no snowboard</p>
Iouri Podladtchikov surpreendeu e levou ouro no snowboard
Foto: Getty Images

O novo campeão do snowboard halfpipe é nascido em Moscou, mas foi criado na suíça. Podladtchikov, que tem o apelido de "iPod" e viveu parte da vida na Holanda e na Suíça, chegou a representar os russos nos Jogos de Inverno em 2006, mas a partir de 2007 passou a competir em nome dos suíços - já havia competido pela Suíça na Olimpíada de 2010. 

A torcida da prova entre os locais era toda para o "russo". Torcedores foram acompanhar a disputa com bandeiras da Rússia misturadas com a da Suíça e fizeram grande festa com a medalha de ouro do queridinho. Podladtchikov chamou a atenção ao comemorar muito logo após receber a nota e assumir a liderança da prova, embora mais seis participantes ainda passassem pelo circuito incluindo a estrela Shaun White - a cada entrada de um rival, o suíço fazia uma careta. 

Após a apresentação do americano e a nota decepcionante que garantiu apenas o quarto lugar para o astro, Podladtchikov foi ao delírio e recebeu um abraço exatamente de Shaun White, que levou a derrota no espírito esportivo - euestionado sobre o papo com Shaun White durante o abraço, Podladtchikov brincou: "ele me disse parabéns".

Se vencesse nesta terça, a estrela do snowboard americano seria o primeiro americano da história a garantir três medalhas de ouro em edições diferentes dos Jogos de Inverno. 

O ouro e o bronze do snowboard halfpipe ficaram com japoneses: Ayumu Hirano, fenômeno de 15 anos que já havia sido prata nos X-Games de 2013 em Aspen, terminou em segundo com 93.50 e Taku Hiraoka cravou 92.25, na terceira colocação. 

A surpresa pela vitória de Iouri Podladtchikov é ainda maior pelo suíço não ter classificado diretamente para a final. O atleta foi mal na primeira fase. que contava com 40 participantes, e teve que disputar uma repescagem para se garantir entre os 12 melhores. 

Iouri Podladtchikov recebeu abraço de Shaun White após vitória
Iouri Podladtchikov recebeu abraço de Shaun White após vitória
Foto: Getty Images

Jogos Olímpicos de Inverno
Jogos Olímpicos de Inverno
Foto: AFP

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/sochi-2014/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/sochi-2014/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Sochi 2014&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade