PUBLICIDADE

Final do hóquei "esquenta" rivalidade no Afeganistão

27 fev 2010 22h27
| atualizado às 22h29
Publicidade

A final do hóquei nos Jogos Olímpicos de Vancouver encontrará uma grande repercussão até no Afeganistão. Soldados do Canadá e dos Estados Unidos na base aérea de Kandahar mal podem esperar o início da decisão entre seus países, marcada para as 17h15 (de Brasília) deste domingo.

Segundo informações da imprensa canadense, os soldados americanos estão com o moral em alta e provocam os vizinhos de América do Norte depois da vitória de sua seleção, que superou os arquirrivais na primeira fase dos Jogos Olímpicos por 5 a 3.

Os canadenses, por outro lado, confiam no astro Sidney Crosby para obter a sonhada revanche, minimizando o peso do confronto anterior.

O conflito no Afeganistão, iniciado pelos EUA em 7 de outubro de 2001 como reflexo direto dos atentados de 11 de setembro do mesmo ano, conta também com uma grande participação do Canadá. O país é o principal aliado americano na guerra junto com a Grã-Bretanha, tendo atualmente certa de 2.500 soldados na nação asiática.

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os pênaltis.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Canadá - Ficha técnica
Canadá - Ficha técnica
Foto:
Fonte: Terra
Publicidade