PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Com Suíça em baixa, Alemanha e Canadá dominam bobsled

1 mar 2010 - 01h56
(atualizado às 06h26)
Compartilhar

Definitivamente, os suíços não têm nada o que comemorar em sua participação no bobsled dos Jogos Olímpicos de Vancouver. Maior colecionador de medalhas olímpicas na história da modalidade (30), a Suíça sofreu na veloz pista do Whistler Sliding Centre e terminou as disputas sem um pódio sequer, o que não acontecia desde Innsbruck 1964. Com esta brecha, Alemanha e Canadá dominaram e conquistaram três medalhas cada.

A dificuldade suíça em Vancouver começou ainda antes das provas, quando alguns de seus principais atletas sofreram quedas e colocaram em risco a participação efetiva do país na competição. Beat Hefti, o mais bem ranqueado piloto de bobsled no mundo, se acidentou logo no primeiro treino e ficou fora da decisão da medalha nas duplas. Voltou a competir nas provas de quatro integrantes, em que terminou no modesto sexto lugar.

A Alemanha e o Canadá, por outro lado, souberam aproveitar a "ausência" da Suíça para fazer história. Nas duplas masculinas, os alemães ocuparam o primeiro e o segundo lugar do pódio, com Andre Lange e Kevin Kuske levando o ouro e Thomas Florschuetz e Richard Adjei a prata. Os suíços Ivo Rueegg e Cedric Grand até tentaram, mas os russos Alexsandr Zubkov e Alexey Voevoda foram mais rápidos e conseguiram o bronze.

Já nas duplas femininas, foi a vez das canadenses dominarem o pódio. Kaillie Humphries e Heather Moyse conquistaram o ouro, enquanto Helen Upperton e Shelley-Ann Brown ficaram com a prata. Já as americanas Erin Pac e Elana Meyers levaram a medalha de bronze. A dupla suíça melhor colocada, vale citar, terminou apenas na 10ª colocação.

O tira-teima entre Alemanha e Canadá, porém, aconteceu nas equipes de quatro integrantes, com a Alemanha levando a melhor por ter conquistado a prata, ficando atrás apenas do time americano. O Canadá, por sua vez, terminou em terceiro, com o bronze. E a Suíça, mesmo com Beat Hefti, finalizou a pior participação de seu bobsled em Jogos de Inverno com um amargo sexto lugar.

Confira os medalhistas do bobsled

Dupla

Masculino

Alemanha - ouro

Canadá - prata

Estados Unidos - bronze

Dupla

Masculino

Andre Lange/Kevin Kuske - Alemanha - ouro

Thomas Florschuetz/Richard Adjei - Alemanha - prata

Alexsandr Zubkov/Alexey Voevoda - Rússia - bronze

Dupla

Feminino

Helen Upperton/Shelly-Ann Brown - Canadá - ouro

Kaillie Humphries/Heather Moyse - Canadá - prata

Bree Schaaf/Emily Azevedo - Estados Unidos - bronze

Bobsled (M) - Duplas - Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade