Seleção iraniana deixa bilhete de agradecimento a Los Angeles no vestiário do estádio
Mensagem agradece hospitalidade recebida na cidade em que a seleção empatou em 0 a 0 com a Bélgica e também fez referência à paz
A seleção do Irã deixou uma mensagem de agradecimento no vestiário do SoFi Stadium, em Los Angeles, depois do empate por 0 a 0 com a Bélgica, domingo (21), pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo. O bilhete agradeceu a hospitalidade recebida na cidade, citou a história do país e também fez referência à paz. O gesto, sendo assim, ganhou repercussão internacional nesta segunda-feira (22).
"Da antiga Pérsia de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje, o espírito do Irã permanece vivo e firme", dizia um dos trechos da mensagem.
Na sequência, a carta trouxe as referências #168 e #Minab. As menções remetem ao ataque contra uma escola em Minab, no sul do Irã, em 28 de fevereiro de 2026. Organizações de direitos humanos e veículos internacionais relataram mais de 150 mortos no episódio, em sua maioria crianças, e, por fim, cobraram investigação sobre a ação militar atribuída aos Estados Unidos durante o conflito.
Depois da referência, a delegação iraniana agradeceu à cidade que recebeu os dois primeiros jogos da equipe na Copa. O Irã estreou com empate por 2 a 2 contra a Nova Zelândia. Depois, voltou ao SoFi Stadium e segurou a Bélgica em um empate sem gols.
"Obrigado, Los Angeles, pela hospitalidade", escreveu a seleção iraniana.
Orgulho e dignidade
A mensagem, afinal, também destacou a postura da equipe durante a passagem pela Califórnia. De acordo com a carta, o Irã chegou aos Estados Unidos com orgulho e deixou Los Angeles preservando a dignidade da campanha.
"Viemos a Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade", completou o bilhete.
A carta ainda agradeceu aos torcedores iranianos e terminou com um apelo por paz, respeito e amizade entre as nações.
Sonho iraniano
Dentro de campo, o empate com a Bélgica manteve o Irã vivo na disputa por uma vaga inédita no mata-mata da Copa do Mundo. A seleção iraniana chegou a dois pontos no Grupo G, mesmo número dos belgas, e agora decidirá sua situação na última rodada da chave.
O resultado também ganhou peso pela dificuldade do adversário. A Bélgica entrou no Mundial como uma das equipes mais tradicionais do grupo, mas encontrou problemas para superar a organização defensiva iraniana. Assim, o 0 a 0 fortaleceu a campanha do Irã e aumentou a importância do jogo final.
A chave segue aberta. O Egito lidera o Grupo G com quatro pontos. Bélgica e Irã aparecem logo atrás, ambos com dois. A Nova Zelândia tem um ponto. Dessa forma, a última rodada definirá as seleções classificadas para a próxima fase.
O Irã fecha a fase de grupos contra o Egito, na sexta-feira, 26 de junho, às 21h (de Brasília), em Seattle. A partida terá peso decisivo para a seleção iraniana, que tenta avançar pela primeira vez ao mata-mata de uma Copa do Mundo.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.