PUBLICIDADE
Logo do Guarani

Guarani

Favoritar Time

"Senhor do dérbi", Vadão completa 20 anos de carreira em alta

29 abr 2012 - 11h38
Compartilhar
Guto Marchiori
Direto de Campinas (SP)

Invicto na história do confronto entre Guarani e Ponte Preta, o técnico Oswaldo Alvarez comemora 20 anos de carreira neste primeiro semestre de 2012. Treinador famoso por comandar o lendário Mogi Mirim no início dos anos 90, que marcou época como o "Carrossel Caipira', Vadão está novamente em alta. O comandante irá dirigir o Guarani em uma semifinal do Campeonato Paulista, e quis o destino que o adversário do outro lado fosse logo a Ponte Preta.

» Quanto você pagaria para contratar jogadores? Veja preços e vote

Na história centenária de dérbis, Vadão soma oito partidas (quatro pela Ponte Preta e quatro pelo Guarani). O retrospecto aponta quatro vitórias e quatro empates, sendo o último no dia 24 de março, quando os times ficaram no 1 a 1, em jogo pela primeira fase do Campeonato Paulista. Fumagalli, com gol aos 46min do segundo tempo, manteve o treinador invicto.

Início da carreira

Natural da cidade de Monte Azul Paulista (distante 400 km de São Paulo), Vadão confessa que entrou na carreira de treinador por mero acaso. Antes de ingressar na carreira de técnico, atuou como preparador físico e trabalhou em clubes como Mogi Mirim, Bragantino, Sporting Barranquilla (Colômbia) e América-SP. Sua transferência da preparação física para o comandante do time nos gramados se deu de forma inusitada.

Em 1991, no Mogi Mirim, Pedro Rocha deixou o time, e Vadão assumiu o comando a pedido do então presidente Wilson Fernandes de Barros, mas logo retornou ao seu posto de preparador físico com a chegada de Geraldo Duarte, que permaneceu pouco tempo no clube.

"Eu não queria ser técnico. Mas com a saída do Geraldo, os jogadores pediram à direção do clube para me recolocar no cargo. Resisti muito, mas a insistência do presidente, do Brasil de Oliveira (jornalista esportivo), e do Henrique Stort (dirigente e amigo pessoal) me fizeram aceitar a proposta de me tornar treinador", relembrou.

Em 1992, Vadão inovou a forma de jogar no 3-5-2, fazendo surgir o inesquecível Carrossel Caipira (estilo de jogo comparado ao famoso Carrossel Holandês, da Copa do Mundo de 74). "O carrossel consistia no jogador fazer mais de uma função na partida. O Capone era zagueiro, mas fazia às vezes de volante, enquanto o Fernando fechava atrás e o Chiquinho passava para a meia. O Válber e o Rivaldo avançavam como atacantes e voltavam para armar", explicou.

Guarani atual

No comando do Guarani, Vadão segue dando provas de que é um revelador de jogadores. No atual elenco do time campineiro, o treinador trouxe para o cenário nacional o atacante Bruno Mendes, um jovem talento de 17 anos que é o mais novo cobiçado pelos grandes clubes. Antes, o treinador já tinha revelado para o futebol craques como Kaká e Rivaldo, eleitos melhores do mundo.

"Sempre gostei de trabalhar com jogadores jovens. Procuro integrar os juniores com os profissionais nos treinamentos. Isso vem desde o início da minha carreira, quando trabalhei no Mogi Mirim que era um clube conhecido por revelar jogadores", afirmou.

De uns tempos pra cá, Vadão se especializou no sistema de minimetas para manter a motivação do elenco. O Guarani cumpriu as seis estabelecidas e se classificou para as quartas de final com três rodadas de antecedência. O sistema defensivo do time campineiro, com Domingos e Neto, se sagrou como o melhor do clube desde 1991 em Campeonatos Paulistas.

Campeonato Paulista - Série A2
O Terra, maior empresa de Internet da América Latina, exibe ao vivo os jogos da Série A2 do Campeonato Paulista, uma das mais respeitadas e tradicionais competições do País. As partidas são narradas por Marcelo do Ó e comentadas por Ary Pereira Junior e Bruno Prado. Os internautas podem conferir tabelas, classificação e notícias do torneio, além de participar das transmissões por meio de comentários e mensagens via redes sociais.

Vadão completa 20 de carreira em alta com a campanha do Guarani
Vadão completa 20 de carreira em alta com a campanha do Guarani
Foto: Rodrigo Vilalba / Divulgação
Fonte: GM Sports - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade