Brasil vai atrás do quarto título mundial Sub-17 a partir desta quinta
Maior campeão do Campeonato Mundial Sub-17 ao lado da Nigéria, o Brasil iniciará nesta quinta-feira sua caminhada na 15ª edição do torneio, em que buscará o quarto título e também quebrar um jejum de 10 anos sem levantar o troféu máximo da categoria. A Seleção, comandada por Alexandre Gallo está no Grupo A, junto com os anfitriões Emirados Árabes, Honduras e Eslováquia. E será contra a seleção do Leste Europeu que os brasileiros farão sua estreia, no Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi.
No domingo será a vez de encarar os donos da casa, no mesmo estádio. E na próxima quarta-feira será a despedida da primeira fase, contra os hondurenhos, no Estádio Emirates Club, na cidade de Ras al-Khaimah.
A preparação brasileira para o Mundial tem sido longa e teve direito até a aula de cultura do país que receberá a competição. Os jogadores se apresentaram no dia 27 de setembro, no Centro de Treinamento do São Paulo, em Cotia. No dia 7 de outubro, já com os 21 jogadores definidos, a Eeleção desembarcou nos Emirados Árabes.
O único amistoso disputado neste período final de preparação foi com a seleção croata, que também disputará o Mundial e terminou 1 a 1, com o atacante Gabriel, do Santos. Apelidado de "Gabigol", o jogador, que marcou um gol na atual edição do Campeonato Brasileiro, saiu do banco de reservas para marcar.
No time titular, o grande destaque brasileiro é o atacante Mosquito. O jovem jogador se envolveu em polêmica ao deixar o Vasco por atrasos de salários, depois de muito assédio de clubes do país. Em fevereiro, o atleta acabou acertando com o Atlético Paranaense.
O Brasil foi campeão mundial em 1997, 1999 (até hoje é o único país a vencer duas vezes seguidas) e 2003. Os nigerianos têm o mesmo número de conquistas, com as taças levantadas em 1985, 1993, 2007.
Atual campeã Mundial Sub-17, a seleção mexicana também figura entre as favoritas ao título da competição. A jovem seleção está no Grupo F, ao lado de Iraque, Nigéria e Suécia. O grande nome da seleção do país é o atacante e camisa 10, Marco Antonio Granados, do Chivas Guadalajara.
Outras duas campeãs continentais Sub-17 figuram entre as fortes seleções deste Mundial. A Argentina terá pela frente no Grupo E Áustria, Canadá e Irã, e conta com o talento do pequenino Leonardo Suarez, que com 1,64 m de altura desponta como joia do Boca Juniors.
A seleção russa, que levou o título do Campeonato Europeu Sub-17 nos pênaltis, contra a Itália, está no Grupo D junto com Japão, Tunísia e Venezuela. A principal do país está nas defesas de Anton Mitryushkin, do Spartak Moscou. Na decisão do torneio continental, o goleiro pegou três cobranças, garantindo vitória por 5 a 4.
Completam a primeira fase da competição Costa do Marfim, Itália, Nova Zelândia e Uruguai no Grupo B, além de Croácia, Marrocos, Panamá e Uzbequistão no Grupo C. Ao todo, 16 seleções se classificarão para as oitavas de final: as duas primeiras colocadas de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados.
A final do 15º Campeonato Mundial Sub-17 acontecerá no dia 8 de novembro, no Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.