PUBLICIDADE

Libertadores

Com Willians, eficiência de Keirrison cresce quase 500%

17 jun 2009 - 11h08
(atualizado às 11h20)
Compartilhar

Dassler Marques

Os efeitos da psicologia de Vanderlei Luxemburgo? Uma dose extra de confiança? Ou simplesmente a bola voltando a entrar? A volta do melhor futebol de Keirrison, autor de dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro, no último domingo, suscita algumas dúvidas. Afinal, o que explicaria a grande exibição do camisa 9 palmeirense? A resposta pode não ser nenhuma das citadas, mas sim o retorno de Willians aos titulares.

Os números do Palmeiras na temporada mostram que, para Keirrison encontrar o caminho do gol, ter Willians do seu lado é essencial. Com seu parceiro ideal, o centroavante palmeirense tem uma média de gols maior em 450%.

Em 18 jogos com Willians em campo, Keirrison marcou 20 gols, o que significa média de 1,11 gol por partida. O declínio é notável sem o companheiro por perto: são apenas 3 gols em 15 jogos, média baixíssima de 0,20 gol a cada jogo.

Criticado em alguns momentos, Keirrison, com os dois gols contra o Cruzeiro, retomou o posto de principal artilheiro do Brasil em 2009, título que já havia conquistado no último ano. Ao lado de Taison e Diego Tardelli, tem 23 gols no ano - 20 deles marcados ao lado de seu parceiro ideal.

Willians, curiosamente, tem números muito baixos, embora se destaque pela velocidade e entrega durante as partidas. São dois gols com a camisa do Palmeiras e nenhuma assistência.

A questão parece ser o encaixe de características: Willians é, ao lado de Marquinhos e Lenny, que não vivem boa fase, o único atacante de velocidade no elenco do Palmeiras normalmente escalado por Vanderlei Luxemburgo. Ortigoza se dá melhor atuando dentro da área.

Recentemente, o Palmeiras também foi atrás de Obina, a fim de oferecer a Keirrison um parceiro mais forte para a disputa física com os zagueiros, característica oposta à de Willians, que com a boa atuação diante do Cruzeiro tem tudo para ser titular, contra o Nacional, em Montevidéu, nesta quarta-feira. Se a tendência prosseguir, Keirrison tem tudo para reencontrar as redes.

Keirrison só comemorou três gols na temporada sem ter Willians por perto
Keirrison só comemorou três gols na temporada sem ter Willians por perto
Foto: Otávio de Souza / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade