Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Libertadores

Com Palmeiras ou Flamengo, Brasil se igualará a Argentina em títulos na Libertadores; veja lista de campeões

Independiente, River Plate e Boca Juniors são recordistas no campeonato; saiba mais sobre o assunto

29 nov 2025 - 09h30
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A final entre Palmeiras e Flamengo neste sábado pode tornar o Brasil o país com mais títulos da Libertadores ao lado da Argentina, além de consagrar o primeiro tetracampeão brasileiro na competição.
Final da Libertadores será entre Palmeiras e Flamengo
Final da Libertadores será entre Palmeiras e Flamengo
Foto: Marcelo Endelli/Getty Images

Pela primeira vez, a Argentina deixará de ser, de forma isolada, o país com maior número de títulos da Libertadores. Neste sábado, 29, Palmeiras e Flamengo disputam a final, a partir das 18h, em Lima.

No ranking de maiores campeões da competição, a hegemonia histórica é argentina. Os clubes que mais levantaram a taça ao longo das edições são o Independiente, com sete títulos, seguido pelo Boca Juniors, com seis, e pelo River Plate, com quatro. Pelo lado brasileiro, quem vencer entre Palmeiras e Flamengo entrará para a história ao se tornar o primeiro tetracampeão do país na Libertadores e o oitavo time a alcançar essa marca.

O Peñarol, do Uruguai, é o único “invasor” entre os maiores campeões fora do eixo Argentina–Brasil, com cinco títulos. Ao todo, 28 clubes de sete nacionalidades diferentes já conquistaram a taça nas 66 edições da Libertadores. Países como Paraguai, Colômbia, Chile e Equador já comemoraram ao menos um título. Já Bolívia, Peru e Venezuela jamais conquistaram a competição.

Domínio argentino

No ano passado, Cavani teve sua melhor marca ofensiva desde os tempos de PSG –
No ano passado, Cavani teve sua melhor marca ofensiva desde os tempos de PSG –
Foto: Daniel Jayo/Getty Images / Jogada10

A vantagem argentina em número de títulos vem desde as primeiras edições do torneio. Impulsionada principalmente por Independiente e Estudiantes, a Argentina conquistou nove títulos em apenas 11 anos, entre 1964 e 1974.

O protagonismo brasileiro, por sua vez, ganhou força justamente em Lima, há seis anos, quando o Flamengo quebrou um jejum de 38 anos e voltou a vencer a Libertadores em 2019. Desde então, a taça não saiu mais do Brasil: houve novo título rubro-negro em 2022, dois títulos do Palmeiras (2020 e 2021) e as conquistas de Fluminense e Botafogo nas duas últimas temporadas. 

Lista de todos os campeões da Libertadores:

Independiente (ARG): 7 títulos

Boca Juniors (ARG): 6 títulos

Peñarol (URU): 5 títulos

Estudiantes (ARG): 4 títulos

River Plate (ARG): 4 títulos

Flamengo, Grêmio, Nacional, Olimpia, Palmeiras, Santos, São Paulo: 3 títulos

Atlético Nacional, Cruzeiro, Internacional: 2 títulos

Argentinos Juniors, Atlético-MG, Botafogo, Colo-Colo, Corinthians, Fluminense, LDU, Once Caldas, Racing, San Lorenzo, Vasco, Vélez Sarsfield: 1 título

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade