1 evento ao vivo

Patrick Vieira se aposenta e vira dirigente do Manchester City

14 jul 2011
11h30
atualizado às 18h52
  • separator

O volante Patrick Vieira, 35 anos, anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria como jogador de futebol. Apesar de deixar os gramados, o ex-jogador da seleção francesa continuará envolvido com o esporte e assumirá um cargo executivo nas categorias de base do Manchester City, clube pelo qual jogou sua última temporada como profissional. O ex-volante ajudará também nas campanhas beneficentes da equipe inglesa e terá sua imagem explorada comercialmente pelo clube.

"Esta nova função é um desafio fantástico para mim. Estou muito agradecido pelo Manchester City ter me oferecido essa oportunidade. Tenho muito a aprender com o futebol fora dos gramados, mas tenho pessoas muito experientes aqui para me ensinar. Estou confiante em dar uma contribuição significante para o crescente sucesso do clube", afirmou Vieira, em entrevista ao site da Fifa.

Revelado pelo Cannes, da França, Vieira teve uma breve passagem pelo Milan na temporada 1995/1996, mas o sucesso internacional chegou na temporada seguinte, quando se transferiu para o Arsenal, da Inglaterra, clube pelo qual atuou em nove temporadas. No clube inglês, ele venceu três vezes o campeonato nacional e teve participação decisiva na conquista da temporada 2003/2004, quando a equipe londrina levantou o troféu de forma invicta.

Em 2006, ele voltou para o futebol italiano ao se transferir para a Juventus. Porém, com o escândalo de combinação de resultados que envolveu o clube italiano e seu consecutivo rebaixamento, o francês foi para a Inter de Milão. Apesar do sucesso do seu clube nas temporadas seguintes, Vieira não conseguiu se firmar na equipe italiana por ter sofrido sucessivas lesões e acabou se transferindo para o Manchester City após a conquista da Liga dos Campões em 2010.

Na seleção francesa, a história de Vieira é repleta de sucesso. Em 12 anos servindo à França (entre 1997 e 2009), Viera conquistou a Copa do Mundo de 1998 e a Eurocopa de 2000.

Vieira ajudou a eliminar o Brasil na Copa de 2006 e conquistou o título em 1998 em cima da Seleção
Vieira ajudou a eliminar o Brasil na Copa de 2006 e conquistou o título em 1998 em cima da Seleção
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
publicidade