1 evento ao vivo

Barcelona perde o primeiro confronto contra o Bilbao pela Copa do Rei

5 jan 2017
20h24
atualizado às 20h24
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

No duelo que marcou o encontro entre os dois maiores vencedores da Copa do Rei, o Athletic Bilbao levou a melhor sobre o Barcelona. No jogo desta quinta-feira, o primeiro das oitavas de final da competição, o time basco bateu o rival catalão por 2 a 1, no San Mamés, e largou na frente por uma vaga na próxima fase.

Empurrados pela torcida, os donos da casa largaram na frente com gols de Aduriz e Williams, este último em uma bela trama ofensiva, que envolveu completamente a defesa culé. O Athletic ainda teve dois jogadores expulsos no segundo tempo - Raúl García e Iturraspe receberam dois cartões amarelos cada - mas conseguiu garantir a vitória. Messi marcou o gol do Barcelona.

As duas equipes voltam a se enfrentar pela Copa do Rei na próxima quarta-feira, às 18h15 (de Brasília). O Barcelona precisa da vitória para reverter o placar geral e avançar às quartas de final do torneio. Ao Athletic, um empate no Camp Nou é suficiente para assegurar a classificação.

O jogo - Buscando fazer o resultado em casa, o Athletic Bilbao começou pressionando o Barcelona, tanto ofensiva quanto defensivamente. Logo aos dois minutos, Bóveda avançou pela direita e cruzou para a área. Ter Stegen precisou interferir para afastar o perigo. Na sequência, o goleiro alemão trabalhou novamente, desta vez evitando finalização de Aduriz.

O Barça foi melhorando dentro de campo e passou a encontrar alternativas para driblar a pressão imposta pelo adversário. Aos dez minutos, Suárez lançou na esquerda para Neymar, que arrancou em velocidade, invadiu a área e tentou o cruzamento rasteiro, mas a defesa cortou. Em seguida, o craque brasileiro apareceu novamente pela esquerda e rolou para a chegada de Alba, que bateu forte, porém mandou para fora.

O Barcelona tinha mais posse de bola, no entanto encontrava muitas dificuldades para sair jogando, já que o Athletic marcava forte. Mesmo assim, os catalães conseguiam levar perigo. Aos 19 minutos, Messi recebeu na direita, cortou para dentro e cruzou na medida para Piqué, que cabeceou para fora.

A resposta do time basco veio da melhor maneira possível. Aos 24, Iniesta errou na saída e a bola ficou com Aduriz, que tabelou com Raúl García e recebeu cruzamento primoroso para testar com firmeza para o fundo das redes. Aos 27, saiu o segundo gol. Após mais um erro do Barcelona, Iturraspe lançou para Aduriz, que escorou de calcanhar para a chegada de Iñaki Williams. O camisa 11 do Athletic bateu de primeira e marcou um golaço, deixando Ter Stegen sem reação.

Em desvantagem no placar, o Barça foi para cima para tentar diminuir o prejuízo ainda no primeiro tempo. Aos 44, Neymar acertou a rede pelo lado de fora, depois de receber passe de Iniesta. Na sequência, o brasileiro recebeu passe dentro da área, cortou para o meio e foi derrubado por Etxeita, mas o árbitro mandou o jogo seguir.

O Barcelona voltou para a etapa final com a postura mostrada pelo Athletic no primeiro tempo: com a marcação alta. A estratégia do time culé deu certo e passou a complicar a vida do rival. Na marca de seis minutos, Neymar recebeu pela esquerda, partiu para cima de Raúl García, mas foi derrubado. Messi cobrou a falta com categoria e diminuiu para o Barça. A bola não balançou as redes, mas ultrapassou a linha a arbitragem validou o gol.

O gol marcado animou o Barcelona, que seguiu pressionando em busca do empate. Aos 15 minutos, Messi recebeu na intermediária e tocou rápido para Suárez, que aparecia livra na área. Iraizoz saiu bem e evitou que a bola chegasse no atacante uruguaio. Na sequência, Neymar serviu Suárez, mas a finalização do camisa 9 parou na zaga. No lance seguinte, o próprio Neymar arriscou chute colocado, cheio de efeito, porém Iraizoz espalmou.

A situação do Athletic piorou na marca de 29 minutos, quando Raúl García recebeu o segundo cartão amarelo por uma falta em Neymar e foi expulso do jogo. Com um a mais em campo, o Barça partiu para cima. Aos 34, Iniesta lançou para Alba, que cruzou na área para Messi. O argentino limpou um marcador, mas foi desarmado na hora do chute. André Gomes pegou a sobra, mas a bola desviou na zaga. Na sequência, Iturraspe também foi expulso e o time basco ficou com dois jogadores a menos, mas o Barcelona não conseguiu aproveitar a vantagem numérica.

Veja também:

Newell’s Old Boys sonha com retorno de Messi
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade