Cristiano Ronaldo marca e Portugal segue 100% nas Eliminatórias da Euro
Em jogo difícil contra a Islândia, Cristiano Ronaldo garante vitória de Portugal
A seleção portuguesa visitou a Islândia, nesta terça-feira (20), em jogo válido pela 4ª rodada do grupo J das Eliminatórias da Eurocopa. Em um jogo que teve amplo domínio português, a vitória veio já com um gol anotado por Cristiano Ronaldo no final da partida. Portugal manteve os 100% e a liderança isolada do grupo.
Na escalação para a partida, o técnico Roberto Martínez fez algumas mudanças em relação ao time que atuou na rodada passada, durante a vitória sobre a Bósnia. Uma das novidades foi a presença de Rafael Leão no ataque ao lado de Cristiano Ronaldo, que completou 200 jogos pela seleção de Portugal.
PRIMEIRO TEMPO:
Desde os primeiros minutos, a seleção portuguesa foi para o ataque e passou a criar boas oportunidades. Pouco depois dos cinco minutos, Diogo Dalot foi ao fundo e cruzou, mas a defesa afastou. Na cobrança de escanteio, Bruno Fernandes encontrou cabeçada de Ruben Dias, mas Runarsson defendeu.
A primeira finalização da Islândia veio apenas depois dos dez minutos. Finborgson arriscou de longe e mandou pela linha de fundo. Portugal teve outra chance aos 15 minutos, quando Bruno Fernandes cobrou escanteio para a área, Pepe cabeceou e o goleiro Runarsson defendeu. Minutos depois o zagueiro português apareceu novamente no ataque, mas desta vez carimbou a trave. Aos 23, Palsson recebeu com liberdade no ataque e chutou por cima, perdendo a chance de abrir o placar para a Islândia.
O jogo caiu bastante de nível e as duas seleções pouco criavam oportunidades. Aos 42, João Cancelo recebeu na esquerda e cruzou na medida para Cristiano Ronaldo cabecear, mas o goleiro Runarsson defendeu mais uma vez. Sem mais grandes oportunidades, o primeiro tempo terminou mesmo em 0 a 0.
SEGUNDO TEMPO:
Na volta para o segundo tempo, as duas seleções voltaram sem alterações. Portugal, no entanto, voltou com uma postura diferente e com intensidade. Logo no começo da segunda etapa, Cristiano Ronaldo teve chance em cabeçada, mas mandou por cima do gol. A seleção portuguesa seguia a pressão e, após jogada de Rafael Leão pela esquerda, Cristiano Ronaldo quase alcançou.
Roberto Martínez então fez mudanças, mandando a campo Raphael Guerreiro e Gonçalo Inácio. Logo depois, Cristiano Ronaldo foi lançado pela esquerda e chutou por cima do gol com a chegada da marcação. A Islândia respondeu pouco depois em jogada individual de Willumsson, que avançou com liberdade e chutou pra fora.
Portugal seguiu em cima, mas não conseguia uma finalização de real perigo ao gol de Runarsson. Cristiano Ronaldo teve chance pouco depois em lance de calcanhar, mas a defesa cortou. Os portugueses ficaram com um a mais nos minutos finais quando Willumsson foi expulso. Já próximo do final, após bola lançada na área, Gonçalo Inacio escorou e Cristiano Ronaldo mandou para o gol. A arbitragem anulou, mas, após análise no VAR, o gol foi confirmado: Portugal 1 a 0.
Os portugueses seguiram uma pressão final em busca do segundo gol, mas não conseguiram mais furar o bloqueio defensivo da Islândia.
COMO FICA:
Com a vitória, a seleção portuguesa manteve os 100% de aproveitamento e tem agora quatro vitórias em quatro jogos. São 12 pontos e a liderança isolada das Eliminatórias da Euro. Os próximos compromissos das seleções serão agora apenas no mês de setembro.