Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Botafogo quebra tabu de quase 13 anos e vence o PSG na Copa do Mundo de Clubes

Gol de Igor Jesus garante vitória sobre campeão europeu e encerra jejum sul-americano contra times da Europa em torneios oficiais

20 jun 2025 - 00h14
(atualizado às 01h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Botafogo vence o PSG por 1 a 0, quebra jejum de quase 13 anos sem vitórias sul-americanas contra europeus em torneios oficiais e marca momento histórico para o clube e o futebol brasileiro.
Botafogo vence o PSG no Mundial de Clubes
Botafogo vence o PSG no Mundial de Clubes
Foto: Getty Images

O Botafogo encerrou nesta quinta-feira, 19, o maior jejum da história entre vitórias de clubes sul-americanos sobre europeus em torneios oficiais.

Com um gol de Igor Jesus aos 35 minutos do primeiro tempo, o time carioca venceu o Paris Saint-Germain por 1 a 0 no Rose Bowl, em Los Angeles, pela fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes 2025. O último triunfo havia sido em 2012, quando o Corinthians bateu o Chelsea por 1 a 0 na final do Mundial da Fifa.

A vitória também marca a primeira derrota de uma equipe europeia para uma sul-americana desde então. Entre 2013 e 2025, as equipes do Velho Continente acumularam nove jogos invictos diante dos sul-americanos em torneios oficiais. Essa sequência inclui seis vitórias em finais — como o 4 a 0 do Manchester City sobre o Fluminense em 2023 — e três empates na atual edição do torneio: Palmeiras x Porto (0 a 0), Boca Juniors x Benfica (2 a 2) e Fluminense x Borussia Dortmund (0 a 0).

Placar Final PSG 0 x 1 Botafogo
Placar Final PSG 0 x 1 Botafogo
Foto: Getty Images

"Isso aqui é Brasil. Isso é para o Brasil. Nós jogamos futebol no Brasil", afirmou John Textor, dono da SAF do Botafogo, logo após o apito final, ainda em campo.

Marlon Freitas, um dos destaques da equipe, falou em superação: "É sobrenatural. Sabíamos das dificuldades. O PSG é uma grande equipe coletivamente, individualmente e sabíamos que tínhamos que dar um algo a mais. (...) Talvez para muitos o Botafogo tivesse 1% para ganhar esse jogo e 1% para a gente é muito.". A gente pode ganhar, perder, mas não vamos desistir nunca."

Torcida do Botafogo cantando no Rose Bowl
Torcida do Botafogo cantando no Rose Bowl
Foto: Getty Images

Após o jogo no Rose Bowl, em Los Angeles, o técnico do Botafogo, Renato Paiva, destacou a força coletiva do time e afirmou que o Alvinegro venceu os franceses adotando a mesma filosofia que tornou o PSG uma potência recente: competitividade e jogo em grupo.

“Eu acho que a gente matou o PSG com o mesmo veneno. Sendo uma excelente equipe, excelente equipe, jogando juntos, unidos, todo mundo atacando, todo mundo defendendo — e esse é o grande segredo do PSG. Então, eles pagaram com o mesmo veneno. Eles competem assim e ganham. Foi o que nós fizemos. É uma equipe fantástica. É um time fantástico.”, afirmou o treinador.

Igor Jesus, do Botafogo, comemorando gol sobre o PSG no Mundial (Foto: Vítor Silva/BFR)
Igor Jesus, do Botafogo, comemorando gol sobre o PSG no Mundial (Foto: Vítor Silva/BFR)
Foto: Igor Jesus, do Botafogo, comemorando gol sobre o PSG no Mundial ( Vítor Silva/BFR) / Gávea News

Com o resultado, o Botafogo não apenas somou pontos importantes na fase de grupos do torneio como também reviveu a esperança de confrontos mais equilibrados entre os continentes. O PSG, atual campeão da Liga dos Campeões da Europa, chegou como favorito, mas não conseguiu furar a defesa do time brasileiro.

Na visão de Paiva, o resultado foi construído a partir de uma mensagem clara dada ao elenco ainda no vestiário, antes da partida. O treinador português reforçou a importância de atuar como um bloco, sem abrir mão da organização tática, mas também valorizando o prazer de jogar:

“Eu falei na preleção: 'vamos aprender essa lição'. Eu falei para os meus caras: sejam uma equipe, aproveitem, ataquem juntos, defendam juntos, joguem juntos e aproveitem. E foi exatamente isso que eles fizeram. E eles foram fantásticos.”

Kamehameha no Rose Bowl após marcar contra o PSG! O gol do Botafogo levou a torcida à loucura nos EUA.
Kamehameha no Rose Bowl após marcar contra o PSG! O gol do Botafogo levou a torcida à loucura nos EUA.
Foto: Getty Images

A rodada da Copa do Mundo de Clubes segue nesta sexta-feira com outros dois duelos entre sul-americanos e europeus: Flamengo x Chelsea e Boca Juniors x Bayern de Munique. Na próxima semana, o Botafogo volta a campo contra o Atlético de Madrid, enquanto o River Plate encara a Internazionale.

A vitória do Glorioso em solo americano encerra não apenas uma escrita incômoda como recoloca o futebol brasileiro no radar das grandes disputas internacionais. Para um clube que viveu altos e baixos nos últimos anos, o feito é histórico — e sinaliza uma nova fase para os alvinegros.

Torcida do Botafogo fez a festa nos Estados Unidos
Torcida do Botafogo fez a festa nos Estados Unidos
Foto: Getty Images
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade