PUBLICIDADE

Bélgica

Croácia empata com a Bélgica e garante classificação às oitavas da Copa do Mundo

1 dez 2022 - 14h04
(atualizado às 22h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O duelo decisivo entre Croácia e Bélgica pelo grupo F da Copa do Mundo, nesta quinta-feira, não teve vencedor. As seleções fizeram jogo equilibrado, mas ficaram no empate em 0 a 0 no estádio Ahmad Bin Ali. O resultado deu aos croatas uma vaga nas oitavas de final do Mundial. Já os belgas amargaram a eliminação.

O placar zerado manteve a Bélgica na terceira posição do grupo, com quatro pontos. A Croácia, com cinco, ficou com o segundo posto, visto que Marrocos derrotou o Canadá por 2 a 1 garantiu a liderança e a classificação ao mata-mata.

Romelu Lukaku, heroi belga em 2018, tornou-se o vilão no Catar. O atacante teve nos pés a grande chance da partida, mas falhou e acertou a trave mesmo com o gol vazio. Além desta, foram outras três boas oportunidades desperdiçadas. Outro astro da seleção, Eden Hazard começou no banco de reservas e entrou apenas na segunda etapa.

Os torcedores belgas chegaram a vaiar a equipe nos minutos finais, dando sinais da decepcionante campanha do time de Roberto Martínez na competição.

Atuais vice-campeões, os crotas seguem vivos na Copa de 2022. A equipe de Modric e companhia ainda não tem decretado seu adversário nas oitavas e aguarda a definição. O rival sairá do grupo E, que conta com Espanha, Costa Rica, Japão e Alemanha.

Tudo igual no primeiro tempo

A bola havia acabado de rolar pela primeira vez e a Croácia já levou perigo ao gol de Courtois, em finalização de fora da área de Perisic. Entretanto, com 10 minutos, a Bélgica retrucou. Mertens cruzou para Carrasco, que perdeu o ângulo e finalizou em cima da defesa adversária.

Aos 12, foi a vez de De Bruyne puxar contra-ataque e servir Mertens. O jogador invadiu a área com liberdade, mas bateu mal e mandou para fora. Aos 14 minutos, Carrasco derrubou Kramaric em disputa de bola na área e o árbitro assinalou pênalti.

Modric já estava à postos para cobrar a penalidade quando o VAR interviu e flagrou impedimento de Lovren na jogada. A marcação, então, foi anulada.

Os croatas ainda tiveram uma última oportunidade para abrir o placar no primeiro tempo: aos 49, Juranovic pegou uma sobra e arriscou, mas chutou à esquerda da meta rival.

Vaga na Bélgica para nas falhas de Lukaku

O camisa 9 Lukaku foi à campo no intervalo e, por pouco, não balançou as redes logo aos três minutos. O atacante recebeu cruzamento de De Bruyne, mas cabeceou fraco nas mãos de Livakovic. No minuto seguinte, Kovacic foi acionado na entrada da área e bateu colocado, mas Courtois espalmou.

O goleiro belga precisou aparecer novamente para salvar sua equipe em dois arremates croatas, de Brozovic e Modric, aos 10.

Quatro minutos depois, a Bélgica levantou sua torcida com uma bola na trave. De Bruyne lançou Carrasco, que fez fila e concluiu em cima de Livakovic. No rebote, Lukaku, livre de marcação e com o gol vazio, explodiu o poste. A Croácia chegou aos 22, em chute de Modric que parou nos braços de Courtois.

A Bélgica pressionou e foi em busca do gol necessário para ir à fase eliminatória. Lukaku teve grande oportunidade aos 44 minutos, após cruzamento na área em boa jogada individual de Doku. O atacante tentou escorar de peito, mas não teve sucesso.

FICHA TÉCNICA

CROÁCIA 0 X 0 BÉLGICA

Local: Estádio Ahmad Bin Ali, em Al-Rayyan (QAT)

Data: 31 de novembro de 2022, quinta-feira

Horário: às 12h (de Brasília)

Árbitro: Anthony Taylor (ING)

Assistentes: Gary Beswick (ING) e Adam Nunn (ING)

VAR: Istvan Kovacs (ROM)

CROÁCIA: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Modric, Brozovic e Kovacic (Majer); Kramaric (Pasalic), Livaja (Petkovic) e Ivan Perisic.

Técnico: Slatko Dalic

BÉLGICA: Courtois; Dendoncker (Tielemans), Alderweireld e Vertonghen; Meunier (Eden Hazard), Witsel, De Bruyne e Castagne; Trossard (Thorgan Hazard), Carrasco (Doku) e Mertens (Lukaku).

Técnico: Roberto Martínez

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade