Tetracampeão com a Alemanha é acusado de racismo após comentários contra a Costa do Marfim
Bastian Schweinsteiger descreveu que Elefantes praticaram um "futebol selvagem" contra a seleção alemã e recebe críticas
Capitão do título mundial da Alemanha em 2014, no Brasil, o ex-jogador Bastian Schweinsteiger se envolveu em uma polêmica na vitória contra a Costa do Marfim. Nos comentários pela emissora pública alemã ARD, o atual comentarista recebeu acusações de usar estereótipos racistas para comentar sobre a seleção africana.
Durante a partida, Schweinsteiger afirmou que os marfinenses praticavam um "futebol africano". O ex-jogador caracterizou o estilo de jogo como "pouco ortodoxo", "um pouco selvagem" e "talvez, às vezes, não tão marcado pela tática". Em alemão, o comentarista usou o termo "wild", que, em português, pode significar rebeldia, irreverência ou descontrole, além de selvagem.
Em outro momento, o comentarista apontou que a Alemanha deveria estar preparada para que a partida fosse "imprevisível em alguns momentos".
As declarações geraram muitas críticas nas redes sociais. O ex-jogador recebeu acusações de utilizar clichês racistas e coloniais que reduzem as seleções africanas apenas por seus atributos físicos, ao invés de reconhecer suas capacidades intelectuais.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.