Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Campeonato Mineiro

Uma final sem vencedores no Mineirão

Confusão generalizada, 23 expulsões e agressões entre jogadores marcaram a decisão do Campeonato Mineiro

9 mar 2026 - 12h48
(atualizado às 12h48)
Compartilhar
Exibir comentários
(
(
Foto: Reprodução/TV Globo / Esporte News Mundo

Quando o gramado vira ringue, o futebol é nocauteado e toda a trajetória gloriosa, corada por um título, é apagada pelos golpes trocados. No último domingo (8), a final do Campeonato Mineiro 2026 entrou para a história, não pela conquista do Cruzeiro contra seu maior rival, o Atlético-MG, mas pela briga generalizada no apagar das luzes.

A apenas 30 segundos para o fim da partida decisiva, o caos se instalou no Mineirão. Foram 10 minutos de paralisação, enquanto jogadores protagonizavam uma confusão em campo, marcada por agressões físicas e verbais.

Entre empurrões, socos, chutes e xingamentos, os "medalhões" chamaram a atenção. Líderes, como o goleiro celeste Cássio e o atacante alvinegro Hulk, que carregam anos de experiências e deveriam ser exemplos de profissionalismo, participaram ativamente do conflito. A violência venceu o fair play, o respeito, o espírito esportivo, a responsabilidade social e outros valores inegociáveis do esporte.

O episódio resultou em 23 jogadores punidos com cartão vermelho, um recorde negativo no clássico mineiro. Na súmula, o árbitro Matheus Delgado Candançan apontou a dupla que teria iniciado a confusão: Everson, do Atlético-MG, e Christian, do Cruzeiro.

De acordo com a arbitragem, o goleiro do Galo foi punido "por, após sofrer uma falta, derrubar seu adversário nº 88, partir para cima e, com brutalidade, atingir com o joelho o rosto de seu adversário". Já o meio-campista celeste teria atingido com a canela a cabeça do adversário "com uso de força excessiva e intensidade alta, quando a bola já estava em posse do goleiro".

Aos outros 21 expulsos, Candançan não detalhou as participações, mas deixou explícito que cada jogador foi "expulso por, durante a briga generalizada, após o término da partida, desferir e atingir com socos e pontapés seus adversários".

Como mostram a súmula e as imagens da transmissão, todas as ações tinham um único objetivo: promover a violência. O futebol, que era para ser uma ferramenta de mudança social e influência positiva aos atletas, torcedores e sociedade, vira um artefato para expansão da brutalidade, desrespeito e hostilidade. Enquanto isso, todos seguem perdendo.

O que se espera agora não são declarações ensaiadas, pedidos de desculpas nada sinceros, notas e discursos iniciados com "quem me conhece sabe…". Diante do que aconteceu no gramado do Mineirão, é necessário punições. A resposta à agressividade daqueles que têm o dever social de impulsionar o bem-estar, lazer e entretenimento, deve ser a altura. A partir de agora, a situação deve sair das quatro linhas e entrar no campo jurídico.

O Esporte News Mundo se posiciona contra a violência e manifesta repúdio ao episódio de agressões na final do Campeonato Mineiro entre Cruzeiro e Atlético-MG. Todos os envolvidos devem ser responsabilizados e punidos.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade