Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Campeonato Gaúcho

Promissor, técnico do Inter faz estágios com Guardiola

1 mar 2011 - 15h14
Compartilhar
Dassler Marques

Considerado por muitos o mais promissor técnico das categorias de base do Internacional, Deive Bandeira, comandante do time infantil colorado, viveu uma experiência importante nas últimas semanas. Em viagem ao exterior, Deive realizou estágios por Tottenham e Barcelona, em que teve até a oportunidade de participar de um trabalho comandado por Pep Guardiola.

Ao todo, foram oito dias só no clube espanhol, que tem boa relação com o Internacional e, no último ano, tentou até a contratação do atacante Andrigo, nome mais promissor da base colorada e convocado para o Sul-Americano Sub-17. No Tottenham, parceiro dos gaúchos, Deive passou mais dois dias.

"Eles tentam se diferenciar um pouco dos demais times ingleses na base. O Tottenham preza por um jogo de mais posse de bola, menos força e bola aérea. Mais bonito mesmo. Conheci um pouco dessa metodologia", conta Deive ao Terra. A parceria do Inter com o Tottenham prevê intercâmbio de conceitos entre os dois clubes e já rendeu a venda de Sandro, concretizada no ano passado.

Em seguida, no Barcelona, o jovem treinador passou por diversas categorias e acompanhou treinamento desde o time Sub-8 até o profissional, liderado por Guardiola. "Todos jogam da mesma forma, valorizam as mesmas situações no jogo. É o que estamos acostumados a ver sempre. Há particularidades, mas a essência é a mesma", relata Deive.

Na volta ao Internacional, ele diz que pretende tentar alterar alguns conceitos atuais a partir dessa experiência. "Vi alguns conceitos que acredito serem fundamentais no modelo ideal para a formação de atletas. Dentro do possível, vou tentar incorporá-los na nossa metodologia", acrescentou. Deive Bandeira admite que o Barcelona perguntou sobre jogadores colorados, mas não confirma os nomes.

"Do Andrigo, sim. De uns três ou quatro", acrescentou, sem relatar o nome dos jovens. Atualmente, o Internacional enfrenta problemas para assinar o contrato de Fernando Amorim, 16 anos. O jovem meia foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17, mas acabou sendo cortado por que não aceitou a proposta para firmar o primeiro vínculo como profissional. Curiosamente, o Barcelona acaba de perder Toral, meia de sua categoria infantil, para o Arsenal, a exemplo do que ocorreu com Fabregas no passado.

A proximidade entre Deive e o Barcelona ocorreu na disputa da etapa mundial da Copa Nike, realizada em agosto do ano passado. Na ocasião, o time Sub-15 do Inter, que vinha invicto, caiu justamente contra os catalães, que se sagrariam campeões. "Me disseram que a nossa foi a melhor equipe dessa categoria que já enfrentaram até hoje", conta.

Deive Bandeira trabalhava no Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, e chegou ao Internacional em 2008 para dirigir a então equipe Sub-12. Desde então, sobe de categoria juntos com os garotos nascidos a cada temporada. A safra é considerada a mais promissora da base colorada e emplacou os únicos dois nomes nascidos em 1995 pré-convocados da Seleção visando o Sul-Americano Sub-17. O título mais expressivo dessa equipe foi justamente a edição nacional da Copa Nike, em 2010.

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra