PUBLICIDADE

Estaduais iludem o torcedor; a realidade vem no Brasileiro

16 jan 2019 - 13h00
(atualizado às 13h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A euforia com a eventual conquista do Estadual pode ser uma cilada para o torcedor mais apaixonado. Foi assim em vários centros importantes do futebol em 2018. Dois exemplos são mais representativos disso. No Rio, o Botafogo foi campeão, o que levou sua torcida a considerar a equipe uma das favoritas para o Brasileiro. Em São Paulo, o Corinthians levou a taça e muita gente já apostava na reedição da campanha do Brasileiro de 2017, com um novo título nacional em 2018.

(Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)
(Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)
Foto: LANCE!

Mas o que se deu foi o oposto. O Botafogo lutou até as rodadas finais do último Brasileiro contra o risco do rebaixamento. O mesmo ocorreu com o Corinthians, que teve desempenho muito ruim e terminou a competição apenas dois pontos à frente do Sport, rebaixado em 17º lugar, com 42 pontos.

Houve outras situações que chamaram à atenção em 2018. Em Minas, o Cruzeiro ganhou o Estadual e disputou o Brasileiro como forte candidato ao título. Acabou, porém, em oitavo lugar, em que pese uma certa acomodação do time depois de conquistar a Copa do Brasil.

Em Santa Catarina, a Chapecoense conseguiu se manter na elite do futebol do País, meses após ter sido vice-campeão do Catarinense. Mas, na Série B, o campeão estadual de 2018, o Figueirense, teve um segundo semestre desastroso e por pouco não caiu para Série C.

Enquanto isso, na Terceira Divisão, o Náutico, outro que ergueu a taça do Estadual ano passado, se empenhou bastante para chegar a Série B do Brasileiro. Mas não passou das quartas-de-final, eliminado pelo Bragantino.

Os Estaduais começam no próximo fim de semana e existe, como sempre, a expectativa dos torcedores de saber como andam seus times. Porém, é bom que eles saibam que essa competição não diz muita coisa para a sequência do ano.

Veja também:

Futebol: reforçado, elenco do Cascavel Clube Recreativo treina para o Estadual:
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade