PUBLICIDADE

Copa Sul-Americana

Regulamento da Copa Sul-Americana

Compartilhar

Regulamento

Participantes

A Copa Sul-Americana será disputada por equipes representantes das dez associações nacionais da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol): Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. As equipes da Concacaf decidiram não participar desta edição do torneio.

Sistema de disputa

O torneio se disputará em cinco etapas, com partidas de ida e volta, até a definição do campeão: primeira fase, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. A primeira etapa consiste em 16 chaves. Seis conjuntos argentinos jogam entre si, enquanto seis equipes brasileiras fazem o mesmo. O Internacional, do Brasil, atual campeão da Copa Sul-Americana, iniciará sua participação a partir das oitavas.

Critérios de desempate

Em qualquer etapa do torneio em casos em que exista igualdade de pontos, se classificará a equipe com o maior número de gols marcados. Se ao término da segunda partida existir igualdade de pontos e gols, o ganhador será aquele como a maior quantidade de gols como visitante (exceto a final). Se depois disso se mantiver a igualdade, será executada uma série de pênaltis até definir o ganhador.

Em caso de empate nos pontos e gols ao término das duas partidas finais, se consagrará campeã a equipe com o melhor saldo de gols. Se a igualdade persistir, será disputada uma prorrogação de 30 minutos, com dois tempos de 15. Caso o jogo continue empatado, o campeão será definido na disputa de pênaltis.

Observações

A Conmebol receberá de cada associação uma lista de jogadores inscritos por cada equipe. Os times poderão contar com 25 atletas cada, enumerados de 1 a 25 e que serão os únicos habilitados a disputar o torneio. A apresentação da lista poderá ser feita até quarenta e oito (48) horas antes do início de partida de cada equipe.

Os times terão a possibilidade de realizar modificações em sua lista de jogadores ao longo de cada fase, até antes da semifinal. Será permitida a substituição de até três jogadores durante todo o torneio, que tem 60 partidas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade