PUBLICIDADE

Imprensa sul-africana comemora sucesso da Copa no país

12 jul 2010 05h39
| atualizado às 07h12
Publicidade

Terminada a Copa do Mundo da África do Sul, a imprensa local foi unânime ao comemorar o êxito da competição, destacando que o país deve agora se aproveitar do sucesso e da unidade inspirados pelo Mundial para enfrentar os problemas sociais que atingem o anfitrião da Copa, de acordo com o site Sport 24.

Em editorial, o jornal The Times afirma que agora as lições sobre ter sido sede do torneio precisam ser aplicadas, e que a competição não poderia ter vindo em melhor hora, já que a existência da África do Sul como uma nação unida e sem problemas raciais estava sendo questionada.

A Copa do mundo, no entanto, trouxe uma onde de patriotismo nunca antes vista, e essa mesma energia precisa ser empregada para enfrentar grandes desafios, como o crime e o desemprego. "Este é o espírito que nós não deveríamos perder agora que a competição acabou", diz o periódico.

O Business Day alerta que os benefícios adquiridos pela união do país com o objetivo de organizar o Mundial devem ser usados contra as urgentes necessidades sociais, e afirma que a Copa abriu os olhos do mundo para o que os sul-africanos têm a oferecer, enquanto que, ao mesmo tempo, recorda os habitantes do país sobre o que é possível, sendo uma rica combinação de oportunidades que não podem ser desperdiçadas.

Agradecendo a todos que estiveram envolvidos na organização, dos trabalhadores até os garis, o diário Cape Times afirma que o Mundial provou que aqueles que duvidavam de seu êxito estavam enganados, e que os sul-africanos foram muito bem na realização da tarefa, acrescentando que o legado será difícil de ser calculado.

"Nós agradecemos a você, África do Sul", escreve o jornal The Sowetan, afirmando que os organizadores fizeram um excelente trabalho e que todo o país entrou num frenesi nunca experimentado desde que "nos tornamos uma verdadeira democracia". O periódico diz ainda que o país aprendeu lições valiosas sobre a alegria que a união pode dar.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Conquista espanhola colocou um fim ao Mundial da África do Sul, exaltado pela mídia local
Conquista espanhola colocou um fim ao Mundial da África do Sul, exaltado pela mídia local
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
Publicidade