PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Final da Copa é a maior audiência da história da TV espanhola

12 jul 2010 - 07h40
(atualizado às 08h05)
Compartilhar

A final da Copa do Mundo da África do Sul, realizada neste domingo, em Johannesburgo, mobilizou toda a Espanha. De acordo com a informação do diário Marca, 85,9% dos televisores ligados permaneceram mais de 30min ligados na vitória espanhola por 1 a 0 sobre a Holanda, no Soccer City, palco do primeiro título mundial do país ibérico.

Na média dos 120 minutos da final, 82,9% dos televisores (equivalente a quase 14 milhões de torcedores) estavam sintonizados na partida, que foi transmitida por três canais aos telespectadores espanhóis: Telecinco, C+ y C+ Liga.

O pico de audiência aconteceu pouco antes do gol de Iniesta, marcado aos 12min do segundo tempo da prorrogação (aproximadamente, às 22h56 do horário local), quando 16,8 milhões de espectadores estavam apreensivos com a pressão da equipe ibérica sobre a Holanda - que tinha um jogador a menos àquela altura já que o zagueiro John Heitinga já tinha sido expulso -, correspondente a 91% dos aparelhos ligados, o que constitui a maior audiência da história da televisão espanhola.

O novo recorde superou a disputa de pênaltis entre Espanha e Itália, pelas quartas de final da Eurocopa de 2008, que detinha a marca de 15,3 milhões de telespectadores.

No momento em que o capitão Iker Casillas erguia a taça, cerca de 76,9% das TVs da Espanha transmitiam o momento, um feito inédito na história da seleção espanhola.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade