0

Final da Copa América será inédita

3 jul 2019
08h27
atualizado às 08h33
  • separator
  • 0
  • comentários

Jamais o Brasil decidiu o título da Copa América, em suas 45 edições, com Chile ou Peru, que definem nesta quarta, na Arena do Grêmio, quem será o adversário do anfitrião do torneio, no domingo, no Maracanã. Nas oito vezes que a Seleção conquistou a Copa, disputou o título com Uruguai (3 vezes), Argentina (2), Paraguai (2) e Bolívia.

Roberto Firmino comemora gol com Gabriel Jesus na vitória da Seleção Brasileira sobre a Argentina, no Mineirão
Roberto Firmino comemora gol com Gabriel Jesus na vitória da Seleção Brasileira sobre a Argentina, no Mineirão
Foto: DUDU MACEDO/FOTOARENA / Estadão Conteúdo

Já nas 11 decisões em que o Brasil ficou com o vice, a Argentina foi seu maior algoz. Foram oito finais com vitória do maior rival. O Uruguai, por duas vezes, e o Paraguai também se deram bem em outros três jogos com a Seleção, que valiam o título da Copa.

No confronto desta noite, em Porto Alegre, reside a esperança tanto de Chile quanto de Peru de tentar chegar à decisão em busca do que seria a terceira conquista da competição. Nas duas vezes que foram campeões, os peruanos enfrentaram Uruguai (1939) e Colômbia (1975).

Os chilenos só foram ganhar a Copa em 2015, numa final contra a Argentina. No ano seguinte, na edição especial do centenário do torneio, nos Estados Unidos, o Chile conseguiu o bicampeonato, de novo enfrentando o time de Messi e companhia. Quer agora o tri, façanha só alcançada pela Argentina, em 1945/46/47.

Ao final da Copa América, a hegemonia de Uruguai e Argentina continuará presente. Os conterrâneos de Cavani e Suarez lideram essa disputa, com 15 títulos. Os argentinos têm 14. O Brasil, em terceiro, pode chegar a nove.

Uma curiosidade que acabou consolidada na noite dessa terça-feira, após ser eliminada pelo Brasil (0 x 2), no Mineirão: a Argentina completou dez edições da Copa América em jejum.

Veja também:

 

Fonte: Silvio Alves Barsetti
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade